Aquele Querido Mês de Agosto

por
  • RENATO SILVEIRA em
  • 25 setembro 2009



  • “Aquele Querido Mês de Agosto” é uma história de amor narrada em dois tomos. Começa como um documentário sobre a dificuldade de uma equipe de filmagem em rodar um longa-metragem e, quando você assusta, já está dentro da segunda parte: o “filme dentro do filme”, um romance juvenil que poderia cair no lugar-comum, mas que nas mãos do diretor português Miguel Gomes se torna plenamente cativante.

    Dois elementos principais contribuem para o sucesso de Gomes na condução desse enredo, que basicamente trata do amor de certa forma proibido que um rapaz sente por sua prima, e vice-versa. O carisma do casal, interpretado por Sónia Bandeira e Fábio Oliveira, é contagiante, assim como a trilha sonora que varia do lúdico, passa pelo brega e chega à sinceridade interiorana que se encontra na música feita em algumas regiões brasileiras.

    O genial do filme de Gomes é a forma como ele acolhe esse romance musical com camadas de metalinguagem que aos poucos vão aproximando o espectador das motivações do diretor em realizar aquele filme, nos levando pela mão para dentro da história. A parte documental deste segundo longa do cineasta é uma genuína declaração de amor ao cinema.

    Das conversas entre o diretor e o produtor sobre o roteiro, da procura por locações em meio à irresistível paisagem montanhosa, da pesquisa sobre os costumes e as festividades daquela região surge um sentimento puro de afeição daquela equipe pelo lugar e pelas pessoas que encontram pelo caminho.

    Quando o “filme dentro do filme” já está rolando, é uma delícia reconhecer os elementos que compõem o cenário e acrescentam detalhes à narrativa, já que nós vimos esses mesmos elementos serem descobertos por Gomes lá atrás. O cineasta está apaixonado por tudo o que achou, e junto da câmera ele respira, filmando pelo amor de filmar, de contar uma história, por mais simples que ela seja, transformando sentimentos pessoais em imagem, expressão absoluta da sétima arte.

    nota: 10/10 -- veja no cinema e compre o DVD

    Aquele Querido Mês de Agosto (2008, Portugal/França)
    direção: Miguel Gomes; roteiro: Miguel Gomes, Telmo Churro, Mariana Ricardo; fotografia: Rui Poças; montagem: Telmo Churro, Miguel Gomes; música: Mariana Ricardo; produção: Sandro Aguilar, Thomas Ordonneau, Luís Urbano; com: Sónia Bandeira, Fábio Oliveira, Joaquim Carvalho, Manuel Soares, Andreia Santos, Armando Nunes, Emmanuelle Fèvre, Diogo Encarnação, Bruno Lourenço, Maria Albarran, Nuno Mata, Paulo “Moleiro”, Acácio Garcia, Luís Marante; estúdio: O Som e a Fúria, Shellac Films; distribuição: Filmes do Estação. 150 min

    7 comentários:

    cecília disse...

    Renato, onde eu encontro o Epidemia do Trier?
    e mais uma vez obrigada pelo excelente blog

    RENATO SILVEIRA disse...

    cecília, por nada! O "Epidemia" só é encontrado em DVD fora do Brasil. Dá para importar pela Amazon, CD Universe, HiDef DVD, essas lojas... No Brasil, tem que dar sorte de passar em alguma mostra por emquanto.

    []s.

    Anônimo disse...

    Renato, mais uma analise, que nos leva a querer conferir uma obra...

    Off Topic, agora.

    Cara, eu to louco pra ver o documentario sobre os bastidores do show "THIS IS IT" que o Michael Jackson faria. Esse eu pretendo ver no cinema. Sim, eu era/sou fã do cara. Ele podia ser o que fosse como pessoa, mas na musica/dança, era "O CARA", pelo menos pra mim. Não acho ninguem dos atuais e dos antigos que me empolguem tanto quanto ele... pena que se foi.
    Vi uns trechos que vazou na net/youtube, e o cara aos 50 anos, ainda dava um couro nesses "artistinhas" atuais.
    Enfim, caso vc assista, se possivel publique uma analise.

    Valeu

    xlucas
    http://womni.blogspot.com/

    P.S. to escrevendo um conto no blog , "Era uma vez um "baratinho" , se animar da uma conferida (ainda tá incompleto, aos poucos vou terminando. Serviço demais, to com pouco tempo :( )

    Cecília disse...

    Mas a versão que vc adicionou aqui está legendada em português!!!!
    Pela amazon só vou conseguir com intertítulos em inglês:( Antigamente eu via muitos filmes "relativamente raros" pela polyteama, depois saí do Rio e perdi o contato qdo tentei voltar eles não estavam mais cadastrando novos clientes...

    RENATO SILVEIRA disse...

    cecília, é que eu copiei para o computador aquela cena e legendei eu mesmo em português, só aquela parte. No DVD só tem legenda em inglês mesmo, infelizmente.

    xlucas, também quero ver o doc sobre o Michael. Não por ser fã, mas pela curiosidade mesmo. Espero que não demore a passar por BH.

    []s.

    Vinicius Colares disse...

    Uou, eu já tinha me interessado pelo filme com a critica de Pablo, agora então.....
    Não deixe de escrever sobre Distrito 9, eu particularmente não gostei muito, tinha esperança de ser bom, mais é só mais do mesmo! escrevi uma critica no meu blog, mas não vou linkar aqui pq acho inconveniente.....

    Fred Burle disse...

    Essa descrição de romance musical metalinguístico remeteu-me a Cantando na Chuva!
    Fiquei impressionado com essa nota.
    Vou assistí-lo assim q chegar a Brasília.
    Abraço, Renato!

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint