O Casamento de Rachel

por
  • RENATO SILVEIRA em
  • 13 abril 2009



  • Em certo momento de “O Casamento de Rachel”, a família da personagem-título participa de um jantar de ensaio onde cada convidado faz o tradicional brinde e um pequeno discurso sobre os noivos. Todos dizem coisas agradáveis, o clima é caloroso, como não podia deixar de ser, até Kym, personagem de Anne Hathaway, se levantar e pedir a palavra.

    O suspense toma conta do recinto. Ela se anuncia como “Shiva – O Deus da Destruição”, primeiro para usar uma dose de sarcasmo já que o casamento tem temática indiana e Shiva é uma das principais figuras do hinduísmo. E segundo porque Kym tem consciência de que poucos ali estão confortáveis com sua presença. Para o público aquele momento é também de bastante tensão, já que a moça, recém-saída de uma clínica de reabilitação, transmite tudo, menos a segurança de que não irá estragar a cerimônia em uma explosão de sentimentos reprimidos.

    De fato a situação de Kym é delicada e a cena que a define melhor é aquela em que a jovem dirige por uma estrada e se depara com uma bifurcação. Para que lado seguir? Ela não sabe. Perdida entre emoções contraditórias - feliz por um lado pelo casamento da irmã (Rosemarie DeWitt), mas frustrada por outro devido a assuntos mal resolvidos que se acumularam ao longo dos anos - Kym tem no reencontro com a família a revelação de um novo passo, importante e difícil de ser dado, em seu processo de reestruturação pessoal.

    A difícil posição em que ela se encontra, como uma coadjuvante num momento frágil em que necessita de atenção e apoio de seus entes queridos – repare que nem mesmo o título do filme se refere a ela – é traduzida com perfeição pela escolha de Jonathan Demme em como filmar essa história. Perfeição na verdade talvez seja um termo contraditório, já que aqui a câmera de Demme é imperfeita por natureza, movendo-se muito durante o filme, com zooms aleatórios e ângulos deformados, praticamente como se estivesse sendo operada por um dos convidados da festa de casamento. A instabilidade das imagens representa Kym.

    “O Casamento de Rachel” representa um triunfo na carreira do cineasta, que no auge de seus 65 anos busca experimentar um cinema com o qual não está acostumado. Afinal, ele é mais lembrado pelo suspense “O Silêncio dos Inocentes” e o drama “Filadélfia”. E mesmo seus filmes menores e menos apreciados, como "O Segredo de Charlie", seguem um modo de filmar mais clássico.

    Claro, o longa é um triunfo também para Anne Hathaway, indicada ao Oscar por este trabalho que define o melhor momento de sua trajetória até aqui. E não podemos deixar de citar também que este é o início de outra carreira que futuramente há de ser celebrada: a roteirista Jenny Lumet, filha do mestre Sidney Lumet. Sinal da boa influência de seu pai-mentor está na cena do casamento propriamente dito, onde a bela canção de Neil Young "Unknown Legend" tem um uso singelo e romântico, no melhor sentido que se pode aplicar a esses termos. Um contrapeso ideal para a carga dramática levada até ali.

    nota: 8/10 -- vale o ingresso

    O Casamento de Rachel (Rachel Getting Married, 2008, EUA)
    direção: Jonathan Demme; roteiro: Jenny Lumet; fotografia: Declan Quinn; montagem: Tim Squyres; música: Donald Harrison Jr., Zafer Tawil; produção: Neda Armian, Jonathan Demme, Marc E. Platt; com: Anne Hathaway, Rosemarie DeWitt, Mather Zickel, Tunde Adebimpe, Debra Winger; estúdio: Clinica Estetico, Marc Platt Productions; distribuição: Sony Pictures. 113 min

    6 comentários:

    Flávio disse...

    Acho que à época em que puder assistir ao filme, Rachel já terá se divorciado. Estamos numa temporada em que pouca coisa boa estréia nos cinemas e que poderia passar mais dos bons filmes do fim do ano americano...

    Eu mesmo disse...

    Rola crítica de Presságio, Renato?

    RENATO SILVEIRA disse...

    Sim, ainda esta semana, espero. Já adianto que gostei muito do filme.

    []s!

    MARIANA DESLANDES disse...

    A coitada da menina tinha que ser perturbada mesmo! A mãe é completamente omissa, fingi que nada é com ela, não se envolve. O pai se esforça tanto para deixá-la a vontade que acaba não agindo com naturalidade ao lidar com a filha e o efeito acaba sendo o contrário do desejado por ele. Já a irmã a culpa por qualquer coisa que perturbe a harmonia dessa família desarmonizada... Muitoo bom esse filme!

    Rafael Carvalho disse...

    Vindo do Demme, o filme é bastante inusitado, mas traz um tom agridoce que eleva bastante a experiência de assisti-lo. Gosto bastante da cena da brincadeira da lava-louça, aparentemente tão inocente até se revelar catalisadora de sofrimento, muito por culpa de Kym. É dela que provém o sofrimento da família, mas do qual nem ela pode controlar. Mas bem que dá uma vontade danada de participar da festa de casamento. Ótimo filme!

    Thiago Lucio disse...

    Um dos melhores filme do ano e pronto !!!!!!!!!!!!

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint