No dia 12 de julho, eu fiz duas encomendas: uma no site DVD Empire e outra no Deep Discount. Em ambas, pedi dois Blu-rays. O objetivo era testar essas duas lojas e ver qual entregaria mais rápido, já que as compras via Amazon andam problemáticas há alguns meses, desde a Operação Maré Vermelha, da Receita Federal (tenho dois pedidos da Amazon e um da Second Spin ainda atrasados, senão perdidos), e da recente medida da loja para cobrar os impostos de importação antecipadamente.
Meu pedido da Deep Discount (Blu-rays de "O Balconista" e "Procura-se Amy") chegou primeiro, após 20 dias da data do pedido. Os filmes chegaram em um envelope plástico-bolha e sem tributação. Já o pedido da DVD Empire (Blu-rays de "Gremlins 2" e "Sexo Sem Compromisso") foi recebido somente hoje - e como de costume desta loja, os Blu-rays vieram numa caixinha de papelão.
Só que meu teste não pode ser levado em conta. Explico: quem fez a entrega da encomenda feita na DVD Empire não foram os Correios, mas, sim, uma pessoa anônima.
Quando peguei a caixa, já tive o primeiro estranhamento: meu nome estava escrito errado e à mão junto com o endereço na parte de trás da caixa. A etiqueta da loja com o meu endereço tinha sido arrancada. Pensei: "Só faltava essa; os Correios abrindo encomendas..."
E antes fosse isso. A caixa estava aberta e a explicação estava dentro: uma carta, também escrita à mão, de uma pessoa que "encontrou" a caixa no portão do prédio e decidiu levá-la consigo. Arrependido, o fulano decidiu devolver a caixa e deixou esse pedido de desculpas:
Primeiro: deixo aqui meu agradecimento ao prezado anônimo pela devolução, embora eu não o perdoe por ter aberto os Blu-rays e espalhado suas impressões digitais por todos os discos. Se ele estava tão interessado na embalagem, como diz na carta, por que abriu os Blu-rays? E aposto que só devolveu porque tentou rodá-los num DVD player e não obteve sucesso. De qualquer forma, ainda bem que ele devolveu. Antes isso do que ficar sem meus filmes (e já testei ambos e estão funcionando perfeitamente).
Marcos Cesana como o Carteiro do filme "Reflexões de um Liquidificador". |
Por fim, deixo o alerta a todos que fazem pedidos internacionais, pois os Correios não estão mesmo dando a mínima para nossas encomendas (nunca deram). Já não basta o prazo interminável de retenção para cobrança de impostos, ainda temos que aturar esse tipo de tratamento na entrega.
Depois dessa, fico pensando se minhas encomendas atrasadas, na verdade, não foram extraviadas. Já perdi a esperança em recebê-las. Acho que, daqui em diante, eu só pedirei encomenda com rastreio e que exija assinatura para ser entregue. Pode ficar mais caro, mas, pelo menos, recebo tudo.
5 comentários:
Já me aconteceu algo muito parecido. Recebi dos correios um pacote da amazon.uk com duas encomendas coladas uma na outra, mas uma das caixinhas estava com a etiqueta para dentro.
Como eu esperava exatamente duas encomendas de lá, fui logo abrindo, mas para minha surpresa uma delas não era minha, era um livro.
Escrevi um bilhete para a pessoa e contatei imediatamente os correios para reencaminhar o pacote.
Eu tive o desprazer de ver um motoqueiro dos Correios jogar minha encomenda por cima da cerca do meu prédio. Sorte que era "apenas" um livro da Amazon, que não se danificou. E eu estava conversando na hora com o porteiro, à vista de quem passava na rua. O motoqueiro sequer olhou pra gente, chamou, perguntou, etc.: simplesmente jogou o pacote por cima da cerca. Não deu tempo de pegar a placa. Grande filho da puta.
os correios daqui (rj) recentimente também adotaram essa politica de largar encomenda no portão, moro numa vila mas eles nunca entram, no maximo chamam, mas agora nem isso, por mim todas poderiam ficar no correio q eu mesmo iria pegalas, evitaria vários aborrecimentos incluindo o da esposa
Então Renato, correta ou não a maneira da entrega, quem deve colocar os critérios é o postador. No caso de uma loja, ela deveria ao menos se responsabilizar por fazer com que DVDs, BDs e livros fossem entregues em mãos, mesmo que cobrasse a mais por isso. Se uma loja quer fazer entregas como carta comum (como parece o caso), elas serão entregues como cartas comuns, o entregador só se responsabilizará por colocar o pacote no endereço. Ao menos aqui no Brasil, em tudo ao que se refere a livros, DVDs e BDs, recebo em mãos, ou ao menos, quando não há ninguém em casa, recebo o aviso de busca. Mas isso é para a postagem tipo encomenda. Pelo que parece, mesmo que sejam produtos que precisam de tratamento cuidadoso, os pedidos chegam no Brasil como carta comum e assim são tratados. Embora a empresa de Correios tenha culpa, seria bom que as empresas soubessem como fazer seus produtos serem entregues da maneira devida. Não se envia um aparelho sensível por carta comum, e depois de o pacote estar fechado, complicado dos correios e seus funcionários saberem como devem manuseá-lo.
Fora isso, admiração total e irrestrita pelos Podcasts e pelo CeC.
Abraço
allmadetoyou@yahoo.com.br
Comprei em Fevereiro na Amazon a edição extendida da trilogia O Senhor dos Anéis e o digibook do filme Amadeus, ambos em blu-disc. Até o presente momento não recebi os filmes e acredito fortemente que não receberei. Acredito que as mercadorias foram perdidas. Provavelmente algum "sortudo"(fdP) dos Correios ou da Receita Federal estão desfrutando dos meus filmes.
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