O Equilibrista

por
  • RENATO SILVEIRA em
  • 01 julho 2009



  • "Para mim, é muito simples que vida deve ser vivida no limite. Você tem que exercitar a rebeldia. Recusar a se prender às regras, recusar o próprio sucesso, recusar ficar se repetindo. Ver cada dia, cada ano, cada idéia, como se fosse um verdadeiro desafio. Assim, você vai viver a sua vida na corda bamba."

    Em certo momento do documentário "O Equilibrista", Philippe Petit critica a curiosidade daqueles que perguntaram o motivo de ele ter decidido atravessar as torres gêmeas do World Trade Center em 1974, equilibrando-se em cima de um cabo.

    "'Por quê? Por quê?' É uma pergunta tipicamente americana. Fiz algo magnífico, misterioso, e me perguntam um banal: 'Por quê?' E a beleza de tudo isto era que eu não tinha uma razão."

    O ato de Philippe é uma performance circense radical e extrema. Em uma palavra: arte. Arriscada? Insana? Pretensiosa? Sim, pode ser tudo. Mas há algo ali muito bonito que não dá para definir bem.

    É uma transgressão, sem dúvida, e o fato de o palco ser o recém-inaugurado World Trade Center demonstra o quanto aquelas torres já nasceram representativas e impositoras. Ver um homem desafiando um ícone, mais do que a altura ou a força da gravidade, tem algo de mágico.

    Philippe está certo em criticar o "Por quê?" dos americanos. Sua performance não foi simbólica no sentido racional, mas certamente tem um significado para todos que a presenciaram e a vêem agora, na tela. Belo filme.

    2 comentários:

    Felipe Fonseca disse...

    Outro belo filme! Gostei muito! Um dos melhores do ano passado (e desse ano, aqui no Brasil).

    Unknown disse...

    É emocionante e empolgante ver tamanha dedicação, não só de Philipe, mas de uma equipe, batalhando pelo sonho e realização de uma pessoa. Na verdade a realização foi daqueles que participaram de algo extraordinário, lindo e sem explicações. A questão do 'why?' dos americanos me revoltou de certa forma. Porém após comentar com amigos e conhecidos sobre o conteúdo de 'Man on Wire' quase todos tb questionaram o porquê de Philipe... vivemos há tempos o mais do mesmo...

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint