Michael Jackson

por
  • RENATO SILVEIRA em
  • 26 junho 2009


  • "Thriller", "Bad", "Black or White". São todos vídeos geniais e, assim como outros de Michael Jackson, possuem alguma ligação com cinema, seja pelos diretores ou pelos atores convidados para contracenar com ele. Mais que isso, são concepções extremamente visuais, o que certamente ficará marcado como principal característica deste artista, talvez o primeiro de sua geração que soube criar uma obra onde música e imagem são indissociáveis.

    Cada um dos vídeos citados acima marcou minha infância de alguma forma. Meus pais contam que eu morria de medo, de chorar até, quando Michael Jackson virava lobisomem em "Thriller". Eu era muito pequeno e não me lembro, mas algo que guardo na memória até hoje é a noite em que a Globo exibiu "Black or White" no Fantástico, versão integral, e reprisando o clipe no fim do programa.

    De qualquer forma, é "Moonwalker", o filme, que mais está preso em meu imaginário. Abaixo, um trecho (pirateado por alguém, não sei até quando vão deixar no ar) que traz Michael Jackson fugindo de bonecos em animação stop-motion entre os galpões de um estúdio. Um nonsense só e era uma das partes que eu mais curtia ver.

    Em seguida, outro trecho (dividido em duas partes), que além de trazer a famosa sequência com a música "Smooth Criminal" (dirigida por Colin Chilvers, que hoje é consultor de efeitos visuais, tendo trabalhado em "Superman - O Filme", "X-Men", "A Noiva de Chucky" e "Mandando Bala"), resume bem o estilo kitsch oitentista: da transformação em "Super-Máquina", à moedinha atirada na jukebox, chegando ao clássico robô.

    "Moonwalker" pode ser brega pra caramba em toda sua auto-promoção, mas, perto do que artistas musicais de hoje em dia fazem no cinema, é algo notável e de uma imaginação inegável. Se antes da morte de Michael Jackson essas imagens já guardavam algo especial, agora ganham um brilho diferente. Está aí nossa homenagem.








    Antes de acabar o post, sabemos que a cobertura sobre Michael Jackson será maçante pelos próximos dias na mídia, mas não poderíamos deixar de citar também "O Mágico Inesquecível", de 1978 - versão de "O Mágico de Oz" onde o músico interpreta o Espantalho e Diana Ross é Dorothy. O filme: dirigido por Sidney Lumet, escrito por Joel Schumacher e produzido por Rob Cohen. Quem diria, hein? Impagável. Confira o trailer:




    E aqui está uma cena com Michael Jackson.

    12 comentários:

    Flávio disse...

    Michael Jackson foi um verdadeiro artista!

    Morto artisticamente há alguns anos, o mundo agora dá adeus ao "simples" homem que ficou... Vá em paz e que o conforto permaneça nos corações dos que sentem sua partida.

    Anônimo disse...

    Lamento a morte de Michael Jackson.
    O acho um artista excepcional, um genio como performer, um fantástico dançarino (pra mim a dança no show businness se divde em antes e depois de Michael Jackson), como cantor/compositor.

    Um artista fantastico, que me trouxe muitas alegrias. Aguardava com ansiedade um novo video-clip seu. Gosto dele como cantor (uma voz belissima, principalmente para baladas romanticas), mas idolatrava mesmo era o Michael dançarino e suas coreografias geniais (quase sobre-humanas)... emfim, eu fui e sou fã de Michael Jackson.
    Que ele tinha falhas e por tudo que vimos na mídia, parecia ter como homem, um comportamento no mínimo suspeito, não há dúvidas. Mas eu separo a arte/obra das pessoas de sua vida pessoal.
    O fato de alguem ser ou não, uma pessoa desprezível, não torna sua obra menos genial. Ele podia ser alguem com o qual não fosse recomendável conviver, mas ve-lo em ação era/é uma experiencia imperdível (ao menos para mim).

    Estou publicando um post sobre ele no meu blog, caso alguem se interesse.

    xlucas
    http://womni.blogspot.com

    Pedro Tavares disse...

    Lembro quando o Fantástico exibiu o clipe duas vezes. Sensacional. Certamente o SBT exibirá Moonwalker, provavelmente neste final de semana, né? Pelo menos eles exibiam no "Cinema em Casa"...Outra coisa curiosa que me vem a memória é o jogo de Master System de "Moonwalker" com Smooth Criminal de fundo musical em um looping irritante.

    Caio. disse...

    a memória mais forte que tenho do M.J é o filme Moonwalker , um clássico do Cinema em Casa do SBT , chegaram a exibir o filme dublado(!) , minha cabeça viajava nas imagens , principalmente na parte em que ele vira robô , tudo foi muito marcante. Lembro também do jogo do master system como foi citado pelo Pedro , um maravilhoso doce trash.

    Dizem que ele iria fazer os ultimos shows da carreira , talvez fosse um golpe de marketing , mas de qualquer forma me parecia uma atitude digna já que ele não produzia uma arte decente há muito tempo.

    Pedro Tavares disse...

    Dito e feito! Moonwalker hoje 23h10 no SBT.

    Kel disse...

    Um gênio. Simplesmente.

    Anônimo disse...

    É bom saber,das alegrias que Michael Jackson deu. A sua família,tristeza.Acreditem, vocês fizeram o melhor por ele.Ele sabe disso.Vamos aguardar o resultado.A resposta a nossas perguntas,Bom descanso Michael!Meus sentimentos, família Jackson.

    claudio vida loca disse...

    100 palavras!!!

    Fred Burle disse...

    nunca imaginei que eu fosse ficar tão triste com a morte dele. Incrível como o dia que Black or White foi exibido no Fantástico marcou. Também lembro bem. E lembro que Thriller foi um dos primeiros clipes que vi e achei genial! Se for ficar contando os vários momentos que esse cara povoou na vida de tanta gente, ficaria aqui meses... Não é só a perda de um grande ídolo. É como se definitivamente toda uma geração (anos 80) estivesse tendo o seu ponto final... esquisito essa sensação...

    Anônimo disse...

    michael jackson vc foi para nos mais do q um rei uma pessoa cheia de caracteristicas q quase nenhuma pessoa tem...quero dizer q depois q vc partiu o mundo todo se chocou mas para nos vc sempre será o michael jackson de sempre,essa pessoa realista de bem com a vida.vc é uma pessoa muito amado pelos fãs...te amo!!!!! vc é simplesmente o 'Rei do Pop'...♥

    Unknown disse...

    michael jackson foi um verdadeiro
    astro da musica pop ele é realmente inesqessivel !!!!!!!!!!

    Unknown disse...

    michael jackson é uma estrela q numca deixa de brilhar
    para os fãs ele numca morre e numca ira morrer!!!

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint