Palavra (En)cantada

por
  • RENATO SILVEIRA em
  • 08 maio 2009



  • "Mas, tão certo quanto o erro de ser barco
    A motor e insistir em usar os remos,
    É o mal que a água faz quando se afoga
    E o salva-vidas não está lá porque
    Não vemos."

    "Os lábios se tocaram ásperos
    Em beijos de tirar o fôlego
    Tímidos, transaram trôpegos
    E ávidos, gozaram rápido
    Ele procurava álibis
    Ela flutuava lépida
    Ele sucumbia ao pânico
    E ela descansava lívida
    O medo redigiu-se ínfimo
    E ele percebeu a dádiva
    Declarou-se dela, o súdito
    Desenhou-se a história trágica."

    "Das telhas eu sou o telhado
    A pesca do pescador
    A letra "A" tem meu nome
    Dos sonhos eu sou o amor
    Eu sou a dona de casa
    Nos pegue pagues do mundo
    Eu sou a mão do carrasco
    Sou raso, largo, profundo."

    Você pode ter reconhecido os versos acima, mas caso não saiba de onde eles foram extraídos, talvez se surpreenda com o fato de não serem partes de poemas, mas, sim, letras de música. O documentário "Palavra (En)cantada" aborda justamente essa influência da linguagem poética na composição de canções de artistas brasileiros. Porém, nenhum dos versos que abrem esse texto, ou seus autores - na ordem, Renato Russo, Samuel Rosa e Raul Seixas - aparece no filme dirigido por Helena Solberg.

    O documentário faz um bom resgate da música brasileira influente dos primeiros 50, 60 anos do século passado. Porém, quando fala do que foi feito do Tropicalismo em diante, o filme dá saltos inexplicáveis, como se ignorasse que artistas da música pop ou rock também são cuidadosos letristas e também recebem forte influência da literatura.

    Acaba que essa opção de Solberg soa como uma visão um tanto elitizada do que seria a Música Popular Brasileira - que de "popular", convenhamos, reteve muito pouco de umas boas três décadas para cá. Implica em um certo preconceito, que contradiz o que o escritor e rapper Ferréz afirma na tela, que a música tem que cumprir o papel de levar a cultura erudita ao "povão" e não ser restrita a quem tem acesso ao estudo.

    Ora, o que o filme mostra artistas renomados da MPB fazendo, como Maria Bethânia e o Lirinha do Cordel do Fogo Encantado recitando versos poéticos entre uma música e outra em seus shows, Renato Russo também fazia. As intervenções que Tom Zé faz no palco e as inventividades de Caetano Velozo em suas letras não ficam atrás do que Raul Seixas também concebeu em sua obra. A métrica e o lirismo das letras de Chico Buarque, Vinícius de Moraes e Lenine também podem ser encontradas em músicas do Skank. Então, por que nenhum desses artistas é sequer mencionado no filme?

    Não é que "Palavra (En)cantada" esnobe artistas contemporâneos. Arnaldo Antunes, que participou do Titãs, está lá, mas depois que saiu do grupo o músico foi apropriado pela MPB atual. Chico Science é citado, mas aparece sendo interpretado por Jorge Mautner. Mesmo os rappers, que o filme busca valorizar, acabam servindo como meros exemplos da tese (muito válida, por sinal) de que o cordel evoluiu para o rap. Adriana Calcanhoto, Lenine, Zélia Duncan estão lá. Mas são escolhas que atendem ao público da MPB e a quem o filme acaba sendo direcionado. De repente, a investigação sobre a influência da poesia na música vira ideia de fundo e o documentário se reduz a um elogio aos artistas entrevistados e suas influências.

    Não quero aqui cair na comparação de qualidade entre um artista e outro. Mais que fazer juízo de valor, o que tento apontar é que há uma parcialidade prejudicial ao filme, e que talvez tenha surgido por que os realizadores simplesmente seguiram seus gostos musicais.

    É a insistência em dissociar o pop da MPB (um demérito que não é exclusivo do filme) que se torna a grande vilã de "Palavra (En)cantada" - que é um filme simpático e tem vários méritos, claro. Mesmo que adote o formato de cabeças falantes, estas são cabeças pensantes também e os depoimentos são ricos. Há uma passagem das mais curiosas, em que Chico Buarque contesta o título de poeta que Paulo César Pinheiro acabara de lhe atribuir. E é comovente ver a visita de Zeca Baleiro à poetisa Hilda Hilst, que declara que pediu ao cantor e compositor maranhense para musicar seus poemas para ela poder ganhar algum dinheiro, uma vez que considera que os poetas não são valorizados no Brasil.

    Essa passagem de Hilda Hilst promove o que talvez seja a reflexão mais pertinente que o filme propõe: a poesia morreu? A resposta é um sonoro e nasal (ao gosto de Lenine) "não". O que a poesia fez foi encontrar na música seu abrigo, seu refúgio para sobreviver. Daí se desdobra a questão que Helena Solberg coloca por último aos seus entrevistados: a canção morreu? Claro que não. Arte alguma há de morrer, mas, sim, se adaptar à evolução cultural e tecnológica da humanidade.

    Deixo este texto com mais uma citação de Raulzito, de letra de uma música de título sugestivo: "MPB - Sucesso é Tua Prova". Ele não chegou a gravá-la. Pode ser considerada, então, poesia?

    "Só um grupo de frustados lá no canto
    Pra enganar classe A não precisa tanto
    Um grupinho de frustados lá da cova
    Saudosistas radicais da bossa nova
    Isso é só conversa pra estudante
    Que são ovelhas, que não vão atrás
    Seguindo um trio que ontem já passou
    Sem deixar uma chance pra o rumo que o mundo tomou
    Que só levam a música real pra trás
    Mas é que o sucesso...
    É a tua prova."

    nota: 6/10 -- vale o ingresso

    Palavra (En)cantada (2009, Brasil)
    direção: Helena Solberg; roteiro: Diana Vasconcellos, Helena Solberg, Marcio Debellian; fotografia: Pedro Farkas, Luis Abramo; montagem: Diana Vasconcellos; produção: David Meyer; estúdio: Radiante Filmes; distribuição: Filmes do Estação. 83 min

    2 comentários:

    Adilson Marcelino disse...

    Caro Renato,
    O Palavra (En)Cantada tem seus méritos e passagens luminosas, como a de Paulo Cesar/Chico Buarque e Zeca/Hilda, como você citou, e outras como a entrevista de Caetano e a fala de Antonio Cícero.
    Mas é um filme um tanto careta. A Helena foi muito mais feliz no Bananas e no Vida. Em Palavra ela poderia ter ousado na linguagem.
    Mas esse possível elitismo que você fala eu não vejo tanto na turma do rock - pois bem ou mal, estão lá Zélia, Arnaldo, Marina Lima.
    E mesmo porque seria difícil colocar todo mundo, já que a música brasileira é riquíssima - e como ela privilegia os depoimentos, não teria jeito com Renato, Raul, Science ou mesmo Cazuza.
    Mas o que assusta mais nesse possível filtro elitista é o descaso com a chamada música brega - na qual tem letristas maravilhosos - ou mesmo com a arte de Roberto e Erasmo Carlos.
    Abs

    RENATO SILVEIRA disse...

    Bom ter lembrado a música brega, Adilson, concordo plenamente. Também acho que o privilégio dado aos depoimentos colabora para a ausência dos músicos que citei no texto. Mas, bom... Isso não impediu Vinícius de ter seu espaço no filme. Claro que ele é um precursor, algo que talvez não se aplique a Renato Russo, Raul, Cazuza... Mas, pôxa... Podiam ter citado ao menos. É como eu disse, após o Tropicalismo ela deixa muitas lacunas. Por isso acho que é uma predileção pela MPB. Ps.: não vi os outros filmes dela, apenas "Vida de Menina" (que eu gosto).

    []s!

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint