Che

por
  • RENATO SILVEIRA em
  • 05 maio 2009



  • O momento escolhido para a exibição de "Che" nos cinemas não poderia ser mais apropriado. Numa época em que o mundo atravessa uma crise econômica, que se originou justamente do estouro da bolha no setor imobiliário americano, as palavras de Ernesto Guevara sobre temas como reforma agrária e sistema capitalista ganham ainda mais impacto.

    Fazer esse paralelo pode não ter sido a intenção do diretor Steven Soderbergh e do ator Benício del Toro, que além de interpretar Che com competência e uma semelhança física assombrosa, também é um dos produtores do filme. Mas mesmo que seja um comentário involuntário, ele se mostra oportuno por refletir aspectos do sistema financeiro dominante que sempre foram combatidos pelos revolucionários cubanos.

    Mas o filme está longe de ser uma ode ao comunismo. Figura polêmica que sempre foi, Guevara é retratado na tela como um homem, antes de mais nada. Sente-se que existe ali um pouco de uma aura romantizada em torno do personagem, talvez fruto da própria admiração que ele suscita nos realizadores do longa. Porém, aqui Che está bem mais humanizado do que em “Diários de Motocicleta” – filme do brasileiro Walter Salles que faz de Guevara praticamente um semideus, um herói sem falhas em seu período pré-revolucionário.

    Talvez a tarefa mais difícil de “Che” seja justamente separar o homem de seu trabalho. Se o lado carismático de Guevara está presente quase o tempo todo na tela – desde a conversa informal de bastidor até os atos isolados em que ele se mostra rigoroso com seus princípios – também está lá, exposto, o seu idealismo político (muito em função de o filme ser baseado no livro escrito pelo próprio Che, “Reminiscências da Guerra Revolucionária Cubana”).

    São esses momentos que fazem o longa funciona melhor – mesmo que o espectador não simpatize com Guevara, ele há de reagir ao que vê. O que já não acontece a partir de certo ponto, quando “Che” vira um filme de guerra mais convencional, ainda que bem filmado por Soderbergh. Aliás, as cenas (fotografadas pelo próprio cineasta, sob pseudônimo) surgem bonitas, nobres até demais, levando em consideração as situações em que a maior parte da ação se passa. No entanto é uma beleza natural, e não acadêmica ou rigorosa demais. Além da composição, colabora para o apelo visual o uso de pelo menos dois tipos de texturas (tendência que Soderbergh exibe desde "Traffic"): 16mm preto e branco, granuladíssimo, dando uma aparência áspera à época pós-revolução em que Che participa da assembléia da ONU em Nova York; e o digital colorido, lindo, captado com a câmera RED, que em contraste enaltece e torna bem mais exuberantes as cenas localizadas na selva cubana.

    A estratégia de dominação da ilha empreendida pelos guerrilheiros não deixa de ser uma parte fundamental da biografia de Guevara, mas não soa tão interessante quanto o homem e seus pensamentos. Como primeira parte de uma cinebiografia, este "Che" cumpre bem seu papel de mostrar a ascenção do líder revolucionário por meio de idas e voltas em três tempos na cronologia dos fatos. A montagem transita entre as épocas sem causar confusão e faz paralelos inteligentes por meio de flashbacks. Num deles, por sinal, temos um flashforward não declarado que prenuncia o que virá na segunda parte - aquela que dirá se o intento de Soderbergh foi realmente abrangente como deveria ser na análise de uma das personalidades mais influentes do século 20.

    nota: 8/10 -- vale o ingresso

    Che (Che: Part One, 2008, França/Espanha/EUA)
    direção: Steven Soderbergh; roteiro: Peter Buchman (baseado no livro “Reminiscências da Guerra Revolucionária Cubana”, de Ernesto "Che" Guevara); fotografia: Steven Soderbergh (como Peter Andrews); montagem: Pablo Zumárraga; música: Alberto Iglesias; produção: Laura Bickford, Benicio Del Toro; com: Benicio Del Toro, Julia Ormond, Demián Bichir, Yul Vazquez, Rodrigo Santoro, Armando Riesco, Catalina Sandino Moreno; estúdio: Estudios Picasso, Section Eight, Morena Films, Wild Bunch, Telecinco, Laura Bickford Productions; distribuição: Europa Filmes. 126 min

    6 comentários:

    Anônimo disse...

    Cade a crítica de Star trek?

    RENATO SILVEIRA disse...

    Na sexta-feira, apressado. :P

    []s!

    Caio. disse...

    criticas e mais criticas... pelo visto o podcast foi pro béléléu. = /

    Anônimo disse...

    Também, estou na fila pela critica de Star Trek. :)

    A próposito, Renato, chegou a assistir os episódios da serie original para TV(com William Shatner, Leonard Nimoy, Deforest Kelley...)?? Caso sim, gostou? Adoraria ler uma crítica/analise sua sobre a serie classica para TV.
    Embora sua área seja filmes para cinema, bem que vc podia abrir uma exceçãozinha, hein!?

    Afinal, na acepção "rigida" da palavra cinema; todo registro de imagens em movimento são cinema, não!? (Bem, tentei, né ... :) ).

    xlucas
    http://womni.blogspot.com

    Rafael Carvalho disse...

    Gosto imensamente desse filme porque não existe uma supervalorização inflamada do personagem, mas um interesse em mostrar a tragetória dele que por si só já demonstra sinal de respeito e admiração pelo líder revolucionário. E a fotografia é impressionante principalmente por se tratar de um equipamento digital. Um dos melhores filmes do ano!

    timewillcome disse...

    Adoro os filmes do Del Toro, O LABIRINTO DO FAUNO foi simplesmente fantastico!
    Mas esse aqui...
    Filme fraco, nao sei se por eu nao gostar nem um pouco dessas revoluçoes.
    Ou pelo fanatismo populacional pelo cli"che"...
    O filme é retratado como uma pessoa normal, mas a "aurea" que ronda esse nome me deixa enojado, nao consegui ver ate o fim.

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint