Cidade das Sombras

por
  • MARIANA DESLANDES em
  • 13 maio 2009


  • Fazer filmes específicos para o público infanto-juvenil normalmente significa entrar em um terreno arriscado. Bilheterias modestas (ou abaixo do esperado) de títulos como “A Bússola de Ouro”, “O Agente Teen” (1 e 2), “Alvin e os Esquilos” e até mesmo “As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian” são exemplos disto. Quando esse tipo de filme se prende a uma faixa etária muito limitada e não é capaz de agradar seu público alvo tudo vai por água abaixo. É o que acontece com “Cidade das Sombras” – que no Brasil teve lançamento direto em DVD.

    Com direção de Gil Kenan ("A Casa Monstro") e roteiro de Caroline Thompson ("Edward Mãos de Tesoura") adaptado do livro de Jeanne Duprau, o filme conta a história de um povo que habita uma cidade subterrânea chamada Ember, onde a eletricidade é a única fonte de luz. Passados 200 anos as luzes da cidade começam a falhar e cabe a dois adolescentes desvendar os mistérios que envolvem Ember e salvar seus conterrâneos da escuridão total.

    As personagens construídas por Thompson e Duprau esbarram na caricatura, sem com isso manter um tom de humor agradável. Há um líder ditador e bobalhão, os cidadãos alienados, um gênio reprimido e desiludido pelo sistema político vigente, a avó doida e, claro, os prodígios heróis adolescentes. O filme é arrastado durante seus 30 minutos iniciais, e de repente todos os mistérios começam a ser resolvidos mais rápido do que o necessário e com relativa facilidade, o que quebra o clima da maior parte das cenas de ação.

    Se o filme não é capaz de prender o espectador através da emoção e da aventura, os mais atentos também podem notar que diversos erros de continuidade estão espalhados pelo longa e que os efeitos especiais deixam a desejar.

    Quanto às atuações, o casal de protagonistas (Harry Treadaway e Lara McIvor) tem participação apagada. O destaque fica para o prefeito representado Bill Murray, mas suas aparições não são suficientes para salvar “Cidades das Sombras” da monotonia que o contagia.

    nota: 4/10 –- não se culpe por não ver

    Cidade das Sombras (City of Ember, EUA, 2008)
    direção: Gil Kenan; roteiro: Caroline Thompson (baseado no livro de Jeanne Duprau); fotografia: Xavier Pérez Grobet; montagem: Adam P. Scott, Zach Staenberg; música: Andrew Lockington; produção: Gary Goetzman, Tom Hanks; com: Harry Treadaway, Lara McIvor, Bill Murray, Tim Robbins, Toby Jones, Saoirse Ronan, Martin Landau, Mackenzie Crook; estúdio: Playtone, Walden Media; distribuição: Paris Filmes. 95 min

    8 comentários:

    Caio. disse...

    Cidade das Sombras ??!? ma-ma-mas existe outro filme com mesmo nome aqui no Brasil ! , como é possivél a distribuidora ter colocado justamente esse titulo ?


    aliás o Martin Landau fez algum filme bom depois de Ed Wood ?

    MARIANA DESLANDES disse...

    Sim, são dois filmes diferentes com o mesmo título em português.

    Sw.Prem Jayesh disse...

    Realmente os outros leitores tem razão, inclusive cidade das sombras o anterior que tem Nicole Kidman,que faz um persongem sem carisma,uma garota que treina artes marciais e que não recomendo para ninguem,pois além de tosco,é o cumulo da ingenuidade,se bem qu este filme,já rolou faz um tempinho.
    mais como cinéfilo crônico,tenho ele,apenas por ser fâ ardoroso da Nicole.
    no mais,rebundância.
    este ai é oagar pra crer,se não for mais um clichezão barato,pelo menos tem o Tom Hanks,que continua na moda.
    Dinelzirio Junior( Jayesh)
    blogger pessoal:
    http://jayeshjunior.blogspot.com/

    Anônimo disse...

    Cara Mariana Deslandes: discordo de você. O filme é bem dirigido. Tem roteiro enxuto e claro.A direção fica entre boa e ótima. Certamente, é superior às bobagens videogamescas feitas por George Lucas,glorificadas mundialmente.Mais: tem ancestral famoso, vigoroso representante do expressionismo alemão, que é Metropolis, do mestre Fritz Lang (1890-1976). O subtexto de um e de outro são primos carnais

    Anônimo disse...

    Cara Mariana Deslandes: discordo de você. O filme é bem dirigido. Tem roteiro enxuto e claro.A direção fica entre boa e ótima. Certamente, é superior às bobagens videogamescas feitas por George Lucas,glorificadas mundialmente.Mais: tem ancestral famoso, vigoroso representante do expressionismo alemão, que é Metropolis, do mestre Fritz Lang (1890-1976). O subtexto de um e de outro são primos carnais

    Quelian disse...

    Nicole Kidman nunca fez um filme que foi chamado de Cidade das Sombras no Brasil, muito menos Tom Hanks participou de algum filme de mesmo nome. O Cidade das Sombras que existe é um filme abaixo da média com Willian Hurt e Kiefer Sutherland.Vamos se informar antes de postar comentarios supostamente inteligente sobre cinema.

    Anônimo disse...

    Bom, os livros sao excelentes, tanto os da trilogia FRONTEIRAS DO UNIVERSO, do qual A BUSSOLA DE OURO é o 1º, de Phillip Pullman, tanto quanto EMBER CITY (CIDADE DAS SOMBRAS). E na minha modestissima opiniao, os filmes sao bons, pra quem gosta de ficçao com fantasia é algo saboroso e cativante. Quem gosta de açao sem sentido, romances bobos ou comedias romanticas sem sal, obviamente nao gostou e nao gostará de generos assim.
    Eu gostei.
    Mas, pra quem leu os livros antes de assistir os filmes, fica a sensaçao de que poderia render mais.
    O unico até hoje que posso comparar a magnitude e satisfaçao de se ler um livro, é a trilogia LORD OF THE RINGS.
    Fico imaginando como será se alguem resolver fazer de MUSASHI algo bem feito para o cinema...
    E se AS CROCINAS DE NARNIA fosse feito com carinho, esmero e dedicaçao, sem modificar a historia como fizeram principalmente no segundo filme, que ficou horroroso perto do livro. Livros aliás, fantasticos, os 7.
    E o original CIDADE DAS SOMBRAS, dirigido por ALEX PROYAS, de 1998, é um filme interessantissimo, principalmente como a realidade é modificada de forma brusca e sem tempo para retificaçoes.
    Filme ruim é STAR WARS, filmes do ADAM SANDLER, ou do JASON STATHAM...
    Prefiro coisas criadas com mais paixao.
    Gosto de ficçao, fantasia e suspenses.
    E gostei dos livros que precederam estes filmes, e destes filmes.
    Espero ansiosamente a continuaçao de FRONTEIRAS DO UNIVERSO, espero que na a esqueçam.
    E espero que nao continuem estragando AS CRONICAS DE NARNIA.
    Esta é minha opiniao.
    Obrigado pela atençao.

    Nao tenho conta google, se alguem se sentiu ofendido ou lesado, ou concorda e quer contactar, aqui está meu email.
    timewillcome@hotmail.com

    Abraço a todos.

    Anônimo disse...

    Aliás, eu recomendo para quem sempre assiste filmes sem alma como os que citei acima.
    (Adam Sandler, Schwarzenegger, Jason Statham, Star Wars, etc...)
    Que leiam os livros de JOSÉ SARAMAGO.
    Leiam e depois assistam o filme ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA.
    Nao se pode classifica-lo como suspense, drama, ou ficçao; A menos que alguem tenha interesse de lucrar sobre a obra.
    Sao coisas feitas do mais profundo que se pode enxergar sobre onde a alma humana pode afundar sem querer ser resgatada, afogando a si proprio e aos outros da sociedade.
    Deixem por alguns instantes de serem midializados, e conheçam a vida sob outro ponto de vista, visoes elaboradas, concretas e fundamentadas.
    Assistam tambem os filmes do Stanley Kubrik, sao maravilhosos.
    E deixem de classificar os filmes como as ondas que batem nas pedras e voltam, ou seja, nao se deixem levar pelas opinioes da massa, ela enxerga como quem domina os licros quer, enxerga com os bolsos e carteiras. Analisem as entrelinhas, alguns contextos, leiam livros e artigos, vejam os filmes e debatam antes de finalizar a opiniao, e mesmo depois de finalizada e fundamentada, lembrem-se que ela ainda pode ser modificada.
    É só uma dica.
    Obrigado novamente.

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint