Cinema brasileiro: populismo é solução para bilheteria?

por
  • RENATO SILVEIRA em
  • 20 março 2009


  • Na esteira do recorde absoluto de público de “Se Eu Fosse Você 2”, chegou às sala mais um filme brasileiro de apelo popular. Também ecoando a grandiosa recepção que “2 Filhos de Francisco” teve há três anos, “Menino da Porteira” almeja justamente essa imponente parcela do público, que na maioria das vezes prefere pagar para ver cinema internacional. Até seu segundo fim de semana, o longa já havia acumulado 300 mil espectadores - bem longe ainda dos mais de 5 milhões de ingressos vendidos pelo filme de Daniel Filho. Mas será que a aposta num "populismo cinematográfico" é mesmo a saída para espantar qualquer crise de bilheteria em nosso cinema?

    Apesar de ter o cantor Daniel no elenco, "Menino da Porteira" está mais para um filme médio, assim como o recente “Verônica”, que se aventura no terreno do gênero policial com direção de Maurício Farias. Não é um filme popular como “Se Eu Fosse Você 2”, porque pode-se perceber ali uma preocupação estética, ainda que em estado bruto. Também não é um filme estritamente autoral.

    Abaixo, vocês podem ouvir um trecho do programa Viamundo, revista cultural apresentada na FM da Rádio Inconfidência, em Belo Horizonte. Eu gravei um comentário que foi ao ar no último dia 11, no qual discuto justamente essa questão do cinema popular feito no Brasil como solução para a bilheteria das produções nacionais. Aproveitem a chance para conhecer o programa, que é brilhantemente apresentado e editado por Daniella Zupo. Acessem também o blog do Viamundo.

    Ah, sim: meu comentário começa logo após a notícia sobre a biografia do Roberto Carlos.


    PODCAST

    Aproveitando o gancho, o podcast cinematório não será apresentado novamente neste fim de semana. Mas não fiquem chateados: estamos discutindo uma nova estrutura que vai possibilitar que o podcast vá ao ar mais redondo e com uma frequência mais satisfatória. Pedimos desculpas por não termos avisado antes.

    2 comentários:

    Anônimo disse...

    Posso sugerir algo ? manda fazer uma vinhetinha pro podcast.

    Paulo Oliveira disse...

    Se o ingresso para os filmes fossem mais baratos já seria um bom começo.

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint