Crepúsculo

por
  • MARIANA DESLANDES em
  • 06 janeiro 2009



  • Depois da chegada do último livro da saga "Harry Potter" às livrarias brasileiras, não era de se estranhar que outra série literária surgisse para ocupar a lacuna deixada pelo bruxo na preferência de crianças e adolescentes. Essa série certamente é "Crepúsculo". Divididas em quatro livros, as aventuras do vampiro Edward e de sua namorada Bella chegaram a causar um certo temor nos produtores de "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", que adiaram a estréia mundial do filme, de novembro de 2008 para a próxima temporada do verão americano. Nada que dê fundamento às recentes comparações entre os dois filmes. "Crepúsculo" é, antes de tudo, uma história de amor, talvez o “melodrama” mais interessante de 2008.

    Outro erro tão grande quanto à comparação com "Harry Potter" é tachar "Crepúsculo" como um filme de vampiros. Se pensarmos no mais famoso personagem dessa espécie (o Conde Drácula) ou nos filmes de terror e suspense com dentuços monstruosos que moldam o estereótipo de um vampiro, nos afastaremos do estilo escolhido pela autora dos livros, Stephenie Meyer, e pela diretora, Catherine Hardwicke ("Aos Treze").

    Alguns podem achar o filme um tanto quanto meloso, mas, acreditem, a roteirista Melissa Rosenberg maneirou nas juras de amor que, no livro, se assemelham ao estilo Shakespeare (principalmente "Romeu e Julieta"). Mas, nesse caso, o grande empecilho para que o casal tenha seu “felizes para sempre” é algo já visto em outro clássico – "A Bela e a Fera" – já que ele é um vampiro e ela, uma humana.

    O contraste entre a paixão e o desejo quase incontrolável de Edward de beber o sangue de sua amada põe um pouco de pimenta na trama e, ao mesmo tempo, fortalece esse estilo quase épico que é acompanhado por uma bela trilha sonora que reforça ainda mais esse traço.

    O elenco é outro forte do longa. Robert Pattinson – que já arrancou alguns suspiros em "Harry Potter e o Cálice de Fogo" – e Kristen Stewart – recentemente vista em "Jumper" – apesar de não estarem entre os melhores atores de Hollywood, também não deixam a desejar e preenchem a tela com muita beleza e carisma. Em uma sessão cheia de adolescentes, é impossível não ouvir manifestações de aprovação enquanto os protagonistas namoram.

    Para aquelas mulheres que costumam dizer a famosa frase, “já não existem homens como antigamente”, Edward Cullen chega a dar um fio de esperança, mas não se esqueçam: ele não é exatamente humano. Essa “natureza” diferente de Edward e sua família dá espaço para excessos nas cenas de ação e nos efeitos especiais. Espaço esse que é pouco aproveitado, mas isso pode ser uma opção para deixar o filme mais “suave”, e não uma falha. Quem espera sustos e muita ação certamente ficará decepcionado. O melhor é não criar muitas expectativas e se deixar surpreender.

    nota: 8/10 -- vale o ingresso

    Crepúsculo (Twilight, 2008, EUA)
    direção: Catherine Hardwicke; com: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Billy Burke, Ashley Greene, Nikki Reed, Jackson Rathbone, Kellan Lutz, Peter Facinelli, Cam Gigandet, Taylor Lautner, Anna Kendrick, Michael Welch; roteiro: Melissa Rosenberg (baseado no livro de Stephenie Meyer); produção: Wyck Godfrey, Greg Mooradian, Mark Morgan, Karen Rosenfelt; fotografia: Elliot Davis; montagem: Nancy Richardson; música: Carter Burwell; estúdio: Goldcrest Pictures, Maverick Films, Summit Entertainment; distribuição: Paris Filmes.

    13 comentários:

    Anônimo disse...

    Acho que o Harry Potter foi adiado devido a questões financeiras da Warner, não? Eles tiveram o batman este ano, que fez mais que o suficiente para o balanço da empresa, por isso optaram por deixar o Enigma do Príncipe para o ano seguinte... Fora que estrearia pertinho do Quantum of Solace, também da Warner, e um acabaria atrapalhando o outro..

    No fim das contas tanto faz, rsrsrs..

    RENATO SILVEIRA disse...

    Eu acredito que o fenômeno "Twilight" tenha sua parte na mudança de datas também. A explicação oficial é que a Warner não tinha nenhum grande lançamento para o verão de 2009. Ah, e o "007" é da Sony hehehe.

    []s!

    Liesl disse...

    Agora fiquei curiosa pra ler o livro. Estava meio receosa, admito, pq Twilight eh literatura juvenil e as pessoas que conheco que gostaram do filme sao da geracao Buffy (qdo eu prefiro muito mais o estilo Anne Rice de vampiros). Mas nao to muito empolgada com o lance do melodrama. vamos ver...

    Anônimo disse...

    Aff Mariana, começo a achar que estou fadado a odiar os filmes de que você gosta!

    Crepúsculo está definitivamente entre as piores bombas que vi nos cinemas durante o ano de 2008!
    Um romance tosco, uma ação inerte... negação total!

    Pelo menos tu num colocaste: Compre o DVD!


    ^^

    Anônimo disse...

    e Renato, cadê os Sammies???????

    MARIANA DESLANDES disse...

    hehehe
    Flávio, isso é normal. Ser do contra é meu dom!

    Anônimo disse...

    8/10 ?

    Você tá de piada né?

    RENATO SILVEIRA disse...

    Sammies chegando.

    Sobre "Crepúsculo", até que gostei do filme. Dentro do que se propõe, e em vista do que o livro é, é um romance juvenil decente e bem realizado. Gosto muito da diretora, Catherine Hardwicke, escolha mais do que adequada para o material tendo em vista sua filmografia, sempre voltada para personagens e público jovens.

    Agora, a explicação para todo o fervor do público feminino em torno do filme é óbvia para mim. A tensão sexual entre o vampiro e a menina é mantida o tempo inteiro, ou seja, fica sempre aquela expectativa: ou vai ou racha? E a Hardwicke soube manipular isso direitinho. O desejo dos personagens e da platéia que se identifica com eles nunca é plenamente realizado. Pelo contrário, é sempre estendido.

    []s,
    Renato.

    Andrine disse...

    Ah tudo é chato nesse filme,
    a história chega a ser envolvente, mas saí com um "gosto" no fim da seção de: "foi só isso?".
    O fato de ter um orçamento de US$ 37 milhões, prejudicou muito, não que isso determina se um filme é bom ou não, mas como eles pretendiam passar a idéia de "super-poderes", era de se esperar efeitos visuais e atuações melhores.
    Outro fato de ter odiado o filme é a gritaria das solteironas de plantão, era só aparecer o vampiro-galã que logo vinha os gritos histéricos.
    Antes tivesse visto esse filme em casa, me arrependi muito de ter ido na estréia, criei expectativas a toa.... mas já aprendi a lição!

    Anônimo disse...

    As pessoas estão dando muita importância para a nota que você deu para esse filme! Mesmo não concordando com ela acho que a visão que você sobre Crepúsculo foi super legal! Não sei se o que a maioria das pessoas é sensibilidade, mas vejo que não compreenderam o que você tentou passar. Ou fui que acho que entendi, mas não entendi nada? :[
    O que eu venho notando é que os filmes de Hollywood estão cada vez menos criativos. Faltam idéias e nós constantemente encontramos um semelhante para um filme quando estamos assistindo! Entretanto, o que mais me intriga é que cada vez mais acredito que é isso que as pessoas querem ver! Para tantas regravações? Olhem aí no alto outro O Dia Em Que a Terra Parou!
    Mariana, infelizmente as pessoas não querem um romance com vampiros. Elas querem efeitos especiais pra todo lado e seres monstruOoOosos e horripilantes. Só faltou você dizer “O melhor é não criar muitas expectativas e se deixar surpreender e ABRIR SUAS MENTES” HAHAHAHA
    Bom texto!
    ;)

    Bib's disse...

    Gostei do filme, lerei o lvro logo! Acho bom que séries literárias possam ocupar a cabeça dos adolescentes de hoje. É melhor alguma literarura, do que nenhuma. E filmes assim, com certeza, despertam o interesse pelos respectivos livros. Tenho vários alunos com estes exemplares nas mãos e acho isso muito bom!

    Anônimo disse...

    Não sei como um filme desses merece nota 8. Um filme em que vampiros não chupam sangue, vampiros anda em de dia, etc... Além disso o ator principal deixa muito a desejar (Só é um rosto bonito).A historia nao tem nada demais.

    Sinceramente o filme só faz sucesso entre adolescente de 12 a 14 anos

    timewillcome disse...

    Essa saga tem a profundidade de uma poça de água no asfalto, após uma chuva de verao.

    Horrivel.
    Qualquer outra palavra será considerada elogio.

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint