Como você usa uma crítica?

por
  • RENATO SILVEIRA em
  • 08 agosto 2007


  • Esta pergunta sempre andou em círculos na minha cabeça e, esta semana, pude pensar nela um pouco mais a fundo depois de conversar com minha colega de profissão Carolina Braga, que atualmente está fazendo PhD em Jornalimo em Barcelona. Ela está conduzindo uma pesquisa sobre “crítica de cinema interativa” para sua tese (saiba mais), abordando o futuro da crítica com a internet, o que o meio proporciona de diferencial em relação ao impresso e, principalmente, como as ferramentas de interatividade podem interferir na construção do texto.

    Um dos pontos que ela levantou em nossa conversa foi o papel do leitor nessa interatividade. E isso me levou à velha questão: como um leitor gosta de usar uma crítica? Ele lê para saber se o filme é bom ou ruim antes de ver? Para descobrir outros pontos de vistas? Para saber se o crítico gostou ou detestou o filme tanto quanto ele? Existe um interesse em iniciar um debate? Ou é apenas o gosto de ler sobre cinema?

    Portanto, passo a bola para vocês: quando, como e por que vocês procuram uma crítica de cinema? Peço que respondam a essas três dúvidas. Assim, nos darão uma mão para definir os rumos que tomaremos aqui no Cinematório e, de quebra, estarão ajudando a Carolina na pesquisa. Eu gostaria muito de ler o que vocês têm a dizer.

    18 comentários:

    Unknown disse...

    Renato,

    Eu leio críticas para me aperfeiçoar com cinéfilo, me orientar para entender ou ver coisas que o crítico viu. Primordialmente é isso.

    Uma vez questionei Pablo - sou de BH e já fiz curso de critica com ele - sobre a importância do crítico descobrir filmes para aqueles que o lêem. Citei como exemplo OLD BOY. POuca gente conehcia Old Boy, mas através das boas criticas - tem que ler pra saber se o filme é bacana - o público começa a conhece-lo. O critico tem uma função de pesquisador também. Uma vez o Pablo comentou em seu blog sobre um filme americano chamado PRIME - nunca chegou aqui. Eu baixei o filme, sofri para criar uma legenda. Um filme super interessante. Ele nem tinha feita uma critica. Com a minha relação de credibilidade já criada a ele, corri atrás do filme.

    È preciso refletir sobre o cinema mainstream, mas tb o underground - descobrir os Guilhermo Del Toro da vida.

    Escrevo no blog http://cinesequencia.blogspot.com/. Falo de filmes, séries bacanas e tale coisa. Quero é despertar, que seja um usuário dessa grande rede - opa dá uma olhada no Filme O HOSPEDEIRO é bem bacana. O filme saiu de cartaz, mas se quiser baixar tá aqui, se quiser ver o trailer tá aqui tb.

    Abraços

    Anônimo disse...

    Acho que dá para pensar numa questão de público também. Por exemplo, tem gente que não vai ao cinema sem anter consultar se o "bonequinho" do O Globo aplaudiu ou dormiu. Com excessão, talvez, dos grandes blockbusters. E geralmente são pessoas cujo interesse por cinema está na diversão, no passatempo [e veja, não estou fazendo nenhuma crítica a este hábito]. Mas o público que vê filmes com mais frequencia, em diferentes circuitos, de diferente épocas, que se interessaram por algma leitura etc. certamente percebem a crítica de cinema de outra forma. Claro que é só uma forma superficial, os exemplos são generalistas talvez... mas acho que a questão do público [os tipos] é muito interessante. Dá até para pensar também na relação entre os públicos que têm acesso ao filme e não têm acesso à crítica na internet e vice-versa... É um assunto amplo.

    Blog legal. Tem as notícias aí o lado né, é prático. O meu tá no início, aparece lá para dar um estímulo. Flw.

    Anônimo disse...

    Eu primeiramente vejo apenas a cotação do filme ou frases chaves pra ver se o crítico gostou e recomenda certo filme.

    Apenas depois de assistir o filme é que leio a critica, pois ela geralmente contém spoilers. Nesse momento eu quero comparar minha opinião com a do critico, seja esta igual ou contrária a minha. Geralmente procuro criticas de filmes que eu gostei bastante ou de filmes que são elogiados mas que eu odiei.

    E também gosto de ler debates sobre o filme, principalmente daqueles que são "mind fuckers" (acho que é este o termo) como Memento, Donnie Darko, e o tal Prime que foi citado já nos comentários.

    Anônimo disse...

    Há filmes que por gênero, ator ou direitor eu tenho interesse em assistir e nesse caso leio a crítica antes ou depois de ver o filme, mas ela não tem influência na minha decisão ir ao cinema. Deixando de lado minhas preferências ou motivadores pessoais, costumo ler todas a críticas, especialmente em revistas e sites especializados, e a crítica positiva ou negativa é um fator determinte para ir ao cinema.

    Anônimo disse...

    Meu comportamento é bem parecido com o do Indy: Também dou apenas uma olhadinha rápida nas críticas antes de assistir ao filme, com medo de estragar alguma surpresa. Às vezes fico com uma pilha de cadernos de cultura de jornais só esperando para poder ler a crítica direito depois de ver o filme.

    Normalmente minha decisão de ver ou não o filme já está formada e não depende do crítico. Mas conheço muita gente, em especial aqueles que gostam de filmes mais "adultos" ou "de arte", que são muito influenciados pela crítica, positiva ou negativa. O máximo que acontece é eu ir atrás do filme ainda no cinema, ou então esperar o DVD se a opinião da crítica é contundente, mas até isso é raro. De regra, já tenho minha decisão formada.

    Quando finalmente leio as críticas, sempre tenho alguns críticos em especial que procuro, como Pablo e vc, claro. Para mim, é legal tanto encontrar opiniões semelhantes às minhas quanto aquelas diametralmente opostas, mesmo que nesse último caso dê uma pena de que talvez alguém deixe de ver um filme do qual gostei em virtude dos comentários negativos. Além disso, em alguns casos é possível encontrar análises aprofundadas de cenas ou aspectos do filme que ajudam a desvendar melhor a obra.

    P.S.: Cuidado com as tais mudanças no site, ele já é bem legal como está.

    Jimof disse...

    Sempre frequento o blog a procura de boas indicações. Depois de assistir o filme, volto ao blog pra confrontar a minha opinião sobre o filme com a que foi postada. Basicamente é isso!

    Anônimo disse...

    Eu leio as críticas por várias razões. Gosto de saber o que os críticos acharam do filme e já saber o que posso encontrar no filme, embora a crítica não seja o que me faz escolher determinado filme para assistir. Procuro também reler as críticas do filme que eu já vi para comparar opiniões, ter novas perspectivas. Uso muitas para aprender algumas coisas também, já que estudo na área. Bom, acho que é isso.

    Anônimo disse...

    Olá, Renato.
    Sou leitor assíduo e um raro comentarista do CeC e seus adjacentes. Inclusive, sinto muito pela problemada que o Pablo está passando.
    Depois de ver um filme, sempre leio as críticas de você e do Pablo (quando existem), o percentual de aceitação no Rotten Tomatoes e as trivias do IMDB.
    Procuro conhecer outros pontos de vista e acho que outro motivo é preguiça. Ao invés de formular minhas idéias e opiniões, vou ver o que dizem pessoas da minha cidade, minha faixa etária, enfim, com alguns pontos em comum comigo.
    Raramente leio uma crítica antes de ver um filme. Fico sabendo do mínimo (diretor, roteirista, atores, etc) só para referência. Destesto estragar surpresas. Por exemplo, amanhã devo locar O Bom Pastor. Sei que foi dirigido pelo De Niro, conheço o elenco, conta a origem da CIA e tá bom. Costumo parar por aí.
    Abs...

    Unknown disse...

    não posso falar que eu uso uma crítica somente para uma coisa... na verdade depende do que eu quero na hora, por exemplo, num lançamento, eu gosto de ler a crítica antes, saber se o critico gostou e ver alguns pontos importantes sem nenhuma revelação da trama, claro. Depois que vejo o filme, gosto de reler e encontrar pontos coincidentes e conflitantes e assim iniciar uma discussão. Muitas vezes também procuro ver na crítica algo que não vi, alguma nuance que não percebi para melhorar ainda mais meu entendimento sobre a obra.

    Unknown disse...

    Gosto de ler criticas para ter uma "base",referência,não que use exclusivamente para decidir se vou assistir ele posteriormente ou não.As criticas aqui do site são muito boas,assim como as do Pablo e do Rubens Ewald Filho.É sempre importante "ouvir"quem já tem uma bagagem e sabe o que esta falando.

    RENATO SILVEIRA disse...

    Quero agradecer a todos que já participaram da enquete. Pelo que li, a maioria prefere consultar rapidamente uma crítica antes de ver o filme e, só depois, ler o texto com atenção.

    Tenho questionado se vale a pena me apressar para publicar uma crítica antes ou no dia da estréia. Uma alternativa que pensei, não sei se daria certo, é publicar pequenas impressões e cotações dos filmes no dia do lançamento, para, durante a semana seguinte, publicar os textos completos. O que acham?

    []s!

    Anônimo disse...

    Por mim estaria tudo bem, Renato.

    Acredito que isso poderia ser bastante útil naqueles casos em que vc viu certo filme mas está sem tempo pra escrever uma critica completa. Um pequeno texto apenas com suas principais impressões do filme já bastaria pra me satisfazer enquanto vc ganha tempo pra escrever a critica completa depois.

    Mas não posso afirmar por todos né...

    Anônimo disse...

    Também não costumo ler as críticas antes de ter visto o filme. Acho que muito poucas pessoas gostam de spoilers, por menores que sejam.
    Normalmente vou ver o filme sem nenhuma idéia de como será, gosto da surpresa. Só por ter tal ator, diretor ou roteirista no projeto já me basta.
    Mas gosto de consultar as cotações antes de gastar meu dinheiro com filmes difíceis de se prever (por exemplo, Extermínio 2 poderia realmente ser uma bomba, continuação de filme de terror sem o elenco original, já viu; mas pelas críticas positivas pude investir).
    Já tenho alguns críticos dos quais gosto e nos quais confio, e seus textos me agradam, sempre procuro por eles (e é decepcionante perceber que não vão escrever sobre um filme que te interessa). Além de aprender mais sobre o próprio cinema e a maneira de se fazer filme.
    E mais: quando gosto realmente de um filme, quero saber mais sobre ele, "dissecá-lo" mais; ou simplesmente quando vejo algum "mind fucker" (nunca tinha ouvido essa expressão, mas gostei), é ótimo poder ler um texto sobre ele para saber de uma segunda opinião ou descobrir se alguém "pensou naquilo que você pensou" ou "percebeu aquele detalhe".
    Enfim, adoro ler e adoro ainda mais ler sobre cinema.
    E gosto muito dos seus textos, Renato (sua idéia de primeiras impressões me parece boa; só não me agradaria se eu tivesse visto o filme também na pré-estréia).

    Anônimo disse...

    Bem Renato, adoro ler críticas porque sempre quero saber a opinião do crítico sobre o filme, mesmo que eu não venha a concordar com ele. Nunca leio antes de ver o filme, se quero ver alguma obra vou assisti-la independente do que a crítica fala, embora é impossível que ela não direcione o nosso olhar, mesmo que com pequenos comentários ou até com as cotações. Além disso, acredito na crítica como forma de informação e de conhecimento a cerca da obra cinematográfica. Aprendi muito a analisar e apurar meu olhar sobre um filme ao ler boas críticas. São pequenas coisas apontadas que nos chamam atenção a algo que passou despercebido.

    Geralmente, o espaço mais utilizado é a intenet, em sites especializados. Mas sempre que algum jornal ou revista cai em minha mão não resisto à tentação de dar uma olhada na parte cultura como um todo. Gosto de algumas publicações impressas, mas o grande meio é mesmo a intenet, pela praticidade e custo também.

    Me interresa muito a forma como um crítico faz a sua argumentação para sustentar a sua avaliação do filme, é aí que eu aprendo mais. A discussão da obra fílmica, então, é o grande atrativo da crítica para mim. Por isso, não resisti e comecei a escrever pequenas divagações obre filmes também. E penso seriamente em seguir a carreira, apesar de toda a dificuldade. É isso, grande abraço Renato e não se esquece da Corrente Literária!!!

    Anônimo disse...

    Bem Renato, adoro ler críticas porque sempre quero saber a opinião de um profissional sobre o filme, mesmo que eu não venha a concordar com ele. Nunca leio antes de ver o filme, se quero ver alguma obra vou assisti-la independente do que a crítica fala, embora é impossível que ela não direcione o nosso olhar, mesmo que com pequenos comentários ou até com as cotações. Além disso, acredito na crítica como forma de informação e de conhecimento acerca da obra cinematográfica. Aprendi muito a analisar e apurar meu olhar sobre um filme ao ler boas críticas. São pequenas coisas apontadas que nos chamam atenção para algo que nos passou despercebido.

    Geralmente, o espaço mais procurado é a intenet, em sites especializados. Mas sempre que algum jornal ou revista cai em minha mão não resisto à tentação de dar uma olhada na parte cultura como um todo. Já tenho até a mania de ler revista de trás para frente. Gosto de algumas publicações impressas, mas o grande meio é mesmo a internet, pela praticidade, quantidade de material e custo também.

    Me interessa muito a forma como um crítico faz a sua argumentação para sustentar a sua avaliação do filme, é aí que eu aprendo mais. A discussão da obra fílmica, então, é o grande atrativo da crítica para mim. Por isso, não resisti e comecei a escrever pequenas divagações obre filmes também. E penso seriamente em seguir a carreira, apesar de toda a dificuldade. É isso, grande abraço Renato e não se esquece da Corrente Literária!!!

    Anônimo disse...

    Olha, Renato, sou um ex-aluno do Pablo também, mas aqui de São Paulo e minha visão sobre qual o papel da crítica é um pouco diferente. Pessoalmente, eu sempre vejo quantas críticas forem possíveis antes de ver o filme. Acho que ajuda muito a decidir onde colocar meu rico dinheirinho antes de sair de casa, pois cinema tá caro para cacete aqui em SP.
    Mas, óbvio, não é a crítica de qualquer pessoa que me ajuda; levo em conta se o(a) crítico(a) escreve bem, se não tá na folha de pagamento dos estúdios, coisas assim.
    O principal é comparar se minha visão coincidiu com as que eu li antes, debate puro e simples. Tem muita coisa que eu gosto que mais ninguém gosta e vice-versa. E ler sobre cinema é prazeroso demais, bem como escrever sobre.
    Um abraço para você, agradeço de novo ter se dado ao trabalho de nos atualizar sobre o estado de saúde do professor e vou continuar por aqui.

    Liesl disse...

    Oi! Eu evito ler qualquer coisa antes do filme comecar para nao influenciar a minha opiniao. Geralmente dou mais valor a opiniao dos amigos dos que criticos em geral (aqui eh o jackpot mesmo, pq sao 2 amigos e criticos). Se eu leio algo antes de ver o filme, eh soh a cotacao do critico. Deixo pra ler o texto da critica depois de ver o filme. Espero que ajude e nao tenha ficado muito complicado! rs. Beijocas!

    FELLINI disse...

    Renato,

    Faço as duas coisas, às vezes leio antes, às vezes depois. Até algum tempo atrás costumava sempre ler as críticas antes, mas de uns tempos pra cá é fifty/fifty...

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint