Além da Vida

por
  • RENATO SILVEIRA em
  • 10 janeiro 2011



  • A primeira tomada de "Além da Vida" já dá ao espectador uma visão do paraíso: é a vista da sacada de um quarto de hotel beira-mar, onde um casal passa férias. Um dos hóspedes é uma jornalista francesa famosa, vivida por Cécile De France. Ela é um dos três personagens principais deste novo filme de Clint Eastwood, que se desdobra em outras duas histórias que tocam no tema da vida após a morte. Os outros dois protagonistas são um médium aposentado (Matt Damon) e um garotinho britânico (o estreante Frankie McLaren) que lida com uma perda.

    Nas três histórias, Eastwood trabalha com as noções do que encontraremos após a morte. O paraíso que abre o filme logo é dilacerado numa surpreendente sequência que deixa no chinelo qualquer filme-desastre em que o espetáculo dos efeitos especiais vale mais do que as pessoas envolvidas numa tragédia. Eastwood evita o sensacionalismo numa verdadeira lição de como conduzir uma cena unicamente através dos personagens com os quais nos identificamos (nos filmes de Roland Emmerich e Michael Bay, os efeitos é que são os personagens, e ninguém consegue se identificar com um prédio desabando ou com um avião em chamas). Ao final daquela sequência, a jornalista francesa tem uma visão pós-morte de um lugar que o médium americano se acostumou a enxergar quando fazia a "conexão" com seus pacientes/clientes. Porém, essa visão é nebulosa, aparecem apenas vultos de pessoas e construções. E tudo é muito rápido. Mais adiante, alguém irá dizer como é estar lá, mas jamais veremos de fato como é esse lugar para onde supostamente iremos após morrermos.

    Isso é Eastwood mantendo o foco no que realmente importa. Bem diferente do que filmes como "Nosso Lar" e "Amor Além da Vida" mostram, o de Eastwood não é doutrinário. Existe nele a crença dos personagens - logo, também a a crença do diretor e do roteirista - de que a vida não se encerra com a morte, mas o espectador jamais saberá como é esse suposto “outro lado” - que, afinal de contas, não passa de uma suposição, mesmo que esteja nas palavras de um médium. Ninguém foi lá, filmou, voltou e colocou no YouTube. O que "Nosso Lar" e "Amor Além da Vida" transformam em fato, Eastwood trata como possibilidade. Se existe uma razão para ele ter investido em efeitos digitais para criar um desastre, e não a arquitetura do "além", a razão mais provável é esta.

    Eastwood trabalha com a suspensão da crença, mas sempre mantendo o respeito por aquilo que pode (ou não) existir, inclusive criticando aqueles charlatões que se aproveitam da fragilidade alheia para lucrar. No final, não importa se o "além" existe ou não, se ele é assim ou assado, ou se você pegar ou não uma carona em um carro que irá se acidentar é coincidência ou predestinação. O que importa para o filme é que é da vida do lado de cá que devemos cuidar, principalmente dos laços que nos unem às pessoas que amamos, mesmo aquelas que não estão mais ao nosso lado. E é a manutenção ou o rompimento desses laços que tem pautado toda essa última década da carreira de Eastwood, na qual ele não se cansa de fazer um cinema acessível sem perder a elegância, vide suas últimas produções, "Gran Torino" e "Invictus".

    Além da Vida (Hereafter, 2010, EUA)
    direção: Clint Eastwood; roteiro: Peter Morgan; fotografia: Tom Stern; montagem: Joel Cox, Gary Roach; música: Clint Eastwood; produção: Clint Eastwood, Kathleen Kennedy, Robert Lorenz; com: Cécile De France, Thierry Neuvic, Jay Mohr, Matt Damon, Frankie McLaren, George McLaren, Lyndsey Marshal, Bryce Dallas Howard; estúdio: Amblin Entertainment, The Kennedy/Marshall Company, Malpaso Productions; distribuição: Warner Bros. 129 min

    5 comentários:

    William disse...

    Renato, desculpe sair do tópico, mas é q queria, humildemente, te pedir, caso vc possa e tenha vontade, que fisesse uma analise de
    "Never Let me Go"
    Que filme lindo e triste. Amei, pra mim já virou um cult/classico instantaneo. Gostaria muito de ler uma analise sua sobre ele, sem restrições, inclusive com spoilers. Mesmo que vc não aprecie o filme, tanto quanto eu.
    (postei tbm no twitter, desculpe repetir aqui, mas é que aqui me parece mais provável de vc ver meu pedido. Obrigado, pela atenção, mesmo que não possa atende-lo, e por favor, se não for possivel, não tem problema.

    William (xlucas)

    William disse...

    Me refiro a esse filme:
    http://www.imdb.com/title/tt1334260/

    Never Let Me Go (2010)

    caso haja outro(s), homonimos.

    Breno Yared disse...

    Muito bom, Renato. Depois de ter visto "Além da Vida", na semana passada, revi vários filmes do Clint. E todos têm essa busca pela afetividade e sensitividade. O Clint consegue transparecer nos seus filmes muito do seu lado humano e afetivo. O que escrevi sobre o filme:

    Breno Yared disse...

    Faltou o link:

    http://artedamiseenscene.blogspot.com/2011/01/alem-da-vida-de-clint-eastwood.html

    Mateus Denardin disse...

    Realemente esse tom de incerteza que o roteiro e a direção concebem é algo que diferencia ALÉM DA VIDA de qualquer outra produção pregatória. Há uma sensibilidade enorme com os personagens, e Eastwood está preocupado é com eles, no que eles buscam, no que eles podem querer acreditar. É louvável, é respeitoso, é lindo. As falhas estão lá, e não são poucas. Mas esse notável entendimento do que o que importa mesmo é a vida que conhecemos sobressai qualquer resbalo. Na crítica de Roger Ebert, ele disse que Eastwood lhe contou que Peter Morgan não acredita em vida após a morte, e que é possível que tampouco o diretor acredite nisso. O que torna ao filme ainda mais interessante. Belo texto, ALÉM DA VIDA merece.

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint