Novidades no Amor

por
  • MARIANA DESLANDES em
  • 21 outubro 2009



  • “Novidades no Amor” é na verdade um filme sem muitas novidades em sua fórmula. Uma mulher na casa dos 40 anos que redescobre a vida ao se apaixonar por um homem mais novo. Algo semelhante a “Terapia do Amor” e, até mesmo ao recente, “A Proposta”. Acrescentado à receita uma traição seguida de divórcio, duas crianças espertas e divertidas e um mocinho romântico com coração partido, aí está a premissa básica do filme.

    Mas há algumas peculiaridades no roteiro de Bart Freundlich que fazem do longa uma comédia romântica leve e divertida. A começar pela composição da protagonista, Sandy, que caiu como uma luva para Catherine Zeta-Jones. A atriz encarna com muita naturalidade a mãe de família e “coroa gostosa” (apelido que recebe do personagem mais clichê do filme – o amigo bobão do protagonista que só pensa em sexo).

    Freundlich, que também é responsável pela direção, não exagera ao tentar demonstrar as discrepâncias causadas pela diferença de idade entre o casal. Elas são retratadas, mas sem forçar a barra, evitando esbarrar no lugar-comum. Cuidado que o diretor não tem com outras questões, como a relação do protagonista, Aram, com os pais.

    Já Justin Bartha convence como o rapaz romântico e maduro que se apaixona por Sandy. Mas, embora o ator não se saia mal, sua atuação fica apagada na sombra de Catherine e do garotinho Andrew Cherry, que interpreta o filho da “mocinha” na maior parte do longa. A empatia criada entre o personagem de Justin e os filhos de sua namorada também é um ponto alto de “Novidades no Amor”, funciona bem e rende algumas cenas engraçadas.

    A maior parte do filme flui naturalmente com roteiro simples, mas bem emendado e um humor com grandes dosagens de inocência e romantismo. Mas nos últimos 30 minutos de projeção a história começa a desandar. Algumas atitudes da personagem de Catherine acontecem sem justificativas plausíveis e deixam um clima vago no ar. Bart Freundlich acelera o tempo e preenche o espaço com imagens bonitas, mas pouco esclarecedoras. Essa jogada cria uma ruptura na constância, até então bem construída, do filme e acaba por prejudicar o final previsível, como quase toda comédia romântica, mas bem de acordo com aquilo a que o longa se propõe.

    nota: 7/10 -- vale o ingresso

    Novidades no Amor (The Rebound, 2009, EUA)
    direção: Bart Freundlich; roteiro: Bart Freundlich; fotografia: Jonathan Freeman; produção: Bart Freundlich, Mark Gill, Robert Katz, Tim Perell; com: Catherine Zeta-Jones, Justin Bartha, Eliza Callahan, Andrew Cherry, Jake Cherry, Kelly Gould; estúdio: A&F Productions; distribuição: Imagem Filmes. 97 min

    2 comentários:

    Georgia Gurgel disse...

    Esse blog é excelente! Acompanho faz tempo mas hoje senti vontade de deixar meus parabéns!
    keep up with the good work

    npaladino disse...

    Ótima resenha do filme. Apesar de eu discodar em alguns pontos, acho que a nota foi justa. Se der comenta no meu blog, onde fiz uma crítica a Novidades no Amor.

    www.amaldicaodasestrelinhas.blogspot.com

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint