Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas

por
  • VITOR DRUMOND em
  • 28 agosto 2009


  • “Os Normais 2 – A Noite Mais Maluca de Todas” tem tudo para ser um baita sucesso. É a sequência de um filme bem-sucedido nas bilheterias. Tem uma protagonista normalmente ligada em projetos bacanas (Fernanda Torres) e um comediante que, se não é unânime, é respeitado (Luíz Fernando Guimarães). Estão, no longa, uma penca de atores bem conhecidos das novelas. O filme está sendo lançado em um ano em que o público anda de braços abertos às comédias nacionais. Uma campanha de marketing bem feita, com direito a vídeos bombando no YouTube. E, claro, o ingrediente mais importante de todos: tem em sua origem um seriado de televisão que conseguiu a façanha de ser elogiado pela crítica e amado pelo público. Só faltava ser realmente engraçado para dar certo.

    Bom, engraçado é. Um grande filme, não chega a ser.

    O que, para mim, sempre foi a garantia de atração de “Os Normais”, a série, era a química entre seus protagonistas. Torres e Guimarães parecem ter nascido para interpretarem Vani e Rui - e as discussões do casal, que por ora beiravam o nonsense, proporcionaram momentos hilariantes nas noites de sexta-feira (e devem proporcionar novamente pois, segundo o Estadão, é certo o retorno do seriado em 2010). Isso pode ser comprovado na própria divulgação do longa. Os teasers de “Os Normais 2” (assista-os aqui e aqui ) funcionam melhor do que o trailer oficial (assista aqui).

    Os teasers mostram o que acabo de me referir como a grande sacada de “Os Normais”: as conversas do casal. Em um, eles discutem sobre como atrair o público para assistir ao filme e, no outro, Rui e Vani tentam convencer que não é preciso fazer uso de palavrões para realizar uma comédia nacional. Os dois são bem engraçados e fazem um bom papel de divulgação da continuação.

    Já o trailer da produção é o exemplo de tudo que há de errado em “Os Normais 2 – A Noite Mais Maluca de Todas”. Nele, são exibidas algumas das cenas que parecem ter sido colocadas no filme à força, com o objetivo de tirar algumas gargalhadas do público, mas que, por fim, só servem para estragar a fluidez da comédia. Em alguns momentos, os roteiristas Fernanda Young e Alexandre Machado deixam a dinâmica Rui/Vani de lado e enfiam sequências com piadas antigas, algumas sem muita graça e outras que a gente se pergunta o que estão fazendo ali. Um exemplo é a antiga chacota do exame de próstata, que continua datada e sem muito efeito cômico. Outro é a cena da dança de Claudia Raia (que está no trailer, portanto, não estou estragando nada), que em teoria pode ter parecido engraçada, mas no filme ficou totalmente fora de lugar.

    A impressão que dá é que os roteiristas não estavam conseguindo fazer um filme com mais de uma hora de duração explorando a bem-sucedida fórmula do seriado e tiveram a necessidade de jogar algumas cenas avulsas no meio. Não que todas elas sejam ruins. Existem boas sacadas e alguns momentos provocam risadas. Mas as partes abaixo da média são sentidas no contexto geral.

    No fim das contas, entretanto, como havia dito anteriormente, “Os Normais 2” é um filme engraçado. E, ao que parece, isso é o que conta. Falar que é um episódio estendido chega a ser um clichê, pois, na verdade, isso era o esperado. Certamente, aliás, o objetivo dos produtores, diretor e roteiristas não era fazer um filme para ganhar prêmios (se bem que se Xuxa ganhou um Kikito, sabe-se lá se o que está por vir) e, sim, aproveitar da boa aceitação geral do seriado, entreter o público e, de quebra, ganhar uma graninha.

    Não estamos falando da adaptação de uma série antiga para um novo público, o que daria aos responsáveis pela produção uma certa liberdade. Ao contrário, as pessoas que assistiram a Rui e Vani na TV serão, em sua maioria, as mesmas que irão assisti-los no cinema. E muitas mudanças em nome de um cinema com C maiúsculo poderiam espantar o público que se espera de uma produção que foi lançada com 400 cópias em todo o Brasil. Para alguns cinéfilos isso será um problema, mas não vai incomodar boa parte dos espectadores. E para a Globo Filmes será uma solução, pois, provavelmente, “Os Normais 2” será o exemplar mais desbocado das muito bem-sucedidas (financeiramente) “globochanchadas”, como conceituou o cineasta Guilherme de Almeida Prado.

    Mas, ratificando, “Os Normais 2” é um filme que provoca risadas. E era isso o que faltava.

    nota: 5/10 -- veja sem pressa

    Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas (2009, Brasil)
    direção: José Alvarenga Jr.; roteiro: Alexandre Machado, Fernanda Young; fotografia: Tuca Moraes; montagem: Anibal Veiga; música: Márcio Lomiranda; produção: Guel Arraes; com: Fernanda Torres, Luiz Fernando Guimarães, Claudia Raia, Daniel Dantas, Alinne Moraes, Danielle Winits, Daniele Suzuki, Drica Moraes, Mayana Neiva; estúdio: Globo Filmes; distribuição: Imagem Filmes. 75 min

    4 comentários:

    Indy-Joe disse...

    Eu sou meio (possivelmente bastante) preconceituoso em relação as comédias nacionais e ao humor como um todo praticado no país. Com raras exceções é claro.

    Assisti alguns episodios do seriado e realmente achava a quimica do casal principal e o humor oriundo principalmente de dialogos bem divertidos. Percebe-se inclusive uma grande inspiração nos sitcoms americanos, mas eu acho uma boa coisa já que aprovo bastante esse tipo de humor mais centrado no dialogo do que em humor pastelão do tipo torta na cara, vulgaridades e comedias sobre gases (que existe em grande quantidade no cinema americano infelizmente).

    Bom de qualquer forma, do pouco que assisti da serie eu realmente gostava. Mas o filme foi uma grande decepção, perdeu toda a quimica e o humor sutil da serie. Tanto que não lembro praticamente de nada.

    Esse parece que deve ser um pouco melhor, mas tá com cara que continua devendo pra serie.

    Indy-Joe disse...

    E realmente os teasers são melhores que o trailer do filme. Principalmente o primeiro teaser que é muito bacana.

    Se não me falha a memoria teve a mesma coisa no primeiro filme tbm...

    George disse...

    AAAh, vou mais além! Os teasers são melhores até que o próprio filme...
    A primeira edição foi sensacional, cheia de sacadas inteligentes e situações engraçadíssimas.
    Acho que esse filme errou ao trocar a comédia de costumes por humor pastelão...por vezes a Vani está mais para um Didi Mocó do que para a mulher de humor maduro e sarcástico da série.
    Acho que o filme foi bem analisado. É mais ou menos isso aí que achei sobre ele, só não concordo quanto à parte de que gera risadas...não as encontrei ao assití-lo.

    Thiago disse...

    Esse filme é uma bomba! Só não é totalmente insuportável graças à Fernada Torres, porque o coitado do Luiz Fernando Guimarães quase não tem o que fazer (O que, se pensarmos bem, não é tão ruim assim pra ele)
    Falar que o filme é um episódio estendido não é clichê, é mentira!!! Os episódios, mesmo os últimos, que já demonstravam uma queda considerável na qualidade (o que me faz questionar se a série deveria mesmo voltar ao ar) nunca foram um amontoado de piadas forçadas e sem graça que é esse filme!!!!
    Aliás, a direção é terrível!!! O José Alvarenga parece ter gasto todo o timing como diretor na série, porque no filme...
    Enfim... terrível!

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint