Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada

por
  • RENATO SILVEIRA em
  • 21 maio 2009



  • Só há pouco tempo é que vi este simpático filme estrelado por Steve Carell, ator por quem eu passei a nutrir admiração desde aquela participação em “Todo Poderoso”, como apresentador de jornal adversário de Jim Carrey. Mas de uns tempos para cá, não sei se por falta de tino na escolha dos projetos ou se pela grande quantidade deles, o comediante deu uma caída. Porém, ele se recupera neste “Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada” (titulozinho safado encontrado pela distribuidora em substituição ao original, “Dan in Real Life” – que não é dos mais inspirados também).

    É um filme bem decente, que não soa como uma comédia romântica padrão na maior parte do tempo. Mas o diretor e roteirista Peter Hedges (do ótimo “Do Jeito que Ela é”, aquele com a Katie Holmes de cabelo vermelho) não consegue fugir de algumas convenções do gênero, o que estraga um pouco a experiência. A própria premissa do personagem de Carell se apaixonar pela futura cunhada (Juliette Binoche, ainda um chuchu) é bem manjada No fim, o roteiro ainda tenta amarrar todas as pontas, mas acaba soando forçado além do aceitável quando chega naquela cena do boliche.

    Apesar desses problemas de escrita, o longa tem uma direção bem segura, com uma câmera mais natural, seguindo um pouco o que Hedges fez em “Do Jeito que Ela é”. A trilha sonora é ótima e uma cena em particular, com Carell ao violão, ao lado de Dane Cook, cantando “Let My Love Open The Door”, do Pete Townsend, é espirituosa e sintetiza tudo que há de melhor no longa.

    nota: 6/10 -- vale a locação

    Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada (Dan in Real Life, 2007, EUA)
    direção: Peter Hedges; roteiro: Peter Hedges, Pierce Gardner; fotografia: Lawrence Sher; montagem: Sarah Flack; música: Sondre Lerche; produção: Brad Epstein, Jonathan Shestack; com: Steve Carell, Juliette Binoche, Dane Cook, Alison Pill, Brittany Robertson, Marlene Lawston, Dianne Wiest, John Mahoney, Amy Ryan, Jessica Hecht, Emily Blunt; estúdio: Touchstone Pictures, Focus Features; distribuição: Europa Filmes. 98 min

    4 comentários:

    Unknown disse...

    Também gostei bastante do filme, mas o título em português estraga bastante, principalmente porque o interessante no início do filme é não saber que ele gosta é da namorada do irmão.

    Mari disse...

    Acho que fui influenciada pelo fato de estar em outro país, longe da família e dos amigos e super emotiva quando assisti a Dan in real life. Era o típico filminho leve que precisava ver no cinema pra me sentir bem. Ficou aquela sensação boa e um carinho especial. Também gosto de Steve Carell.

    Unknown disse...

    Vontade de conferir esse filme. Tem Carell, Dane Cook e a trilha de Sondre Lerche, da ótima Phantom Punch!

    Rafael Carvalho disse...

    A maior prova de qualidade desse filme era a presença de Carell e, principalmente, da Juliette Binoche. Assisti sem medo e descobri um filme que está longe de ser uma comédia rasgada como o material de divulgação pretendia vender a obra. O filme tem mais de melancolia, via personagem de Carell que se revela também um ótimo ator dramático. E aquela dinâmica da família unida é excepcional!!

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint