[Rec]

por
  • GUILHERME TOMASI em
  • 17 novembro 2008


  • Se a eficiência de um filme de terror se dá pela capacidade de promover tensão ao espectador, podemos dizer que “[Rec]” cumpre bem sua função. E no mar de porcarias em que os fãs do gênero andam nadando ultimamente, “[Rec]” é uma espécie de bóia.

    A repórter Ángela Vidal (interpretada pela competente Manuela Velasco) é a apresentadora de um programa de TV (do tipo “Comando da Madrugada” com o Goulart de Andrade), que nesta edição acompanha o funcionamento de uma estação do Corpo de Bombeiros local, em uma noite inicialmente e aparentemente calma. Ao seguir com eles para atender um chamado aparentemente normal em um prédio das redondezas, Ángela e os que assistem ao filme quase que se mesclam e assumem o papel de testemunhas de acontecimentos aterrorizantes e inexplicáveis.

    Ao manter o papel da repórter, com sua narrativa nervosa e câmera tremida, como uma espécie de âncora entre os acontecimentos do filme e aqueles que o assistem, Jaume Balagueró e Paco Plaza nos fazem temer pelo que está ocorrendo, além de nos fazer ousar pensar no que está por vir. Para que isso ocorra, os diretores se utilizam de uma genial edição e efeitos de som (e para quem nunca entendeu porque existem prêmios específicos para essa categoria, este filme é um bom exemplo) que deixam que a imaginação de todos, dentro e fora da tela, não pare de funcionar, criando uma tensão ainda maior.

    Ao manter os personagens do filme e os da platéia no escuro, tanto literalmente quanto figurativamente, esta talentosa dupla de cineastas mostra que a Espanha está se tornando um ponto de referência no terror, assim como foi o Japão nos anos 90 e a Itália nos anos 70.

    Obs.: “[Rec]” foi rapidamente refilmado nos Estados Unidos com o nome de “Quarantine”. Assim como alertei ao Renato, o trailer apresenta, ignorantemente, um dos melhores sustos do filme original. Portanto... O CINEMATÓRIO RECOMENDA: que esse trailer não seja visto caso se queira assistir tanto ao original quanto ao seu remake. E que o responsável por montar essa prévia seja despedido.

    nota: 8/10 -- vale o ingresso

    Rec ([Rec], 2007, Espanha)
    direção: Jaume Balagueró e Paco Plaza; com: Manuela Velasco, Ferran Terraza, Jorge Serrano,Pablo Rosso, David Vert, Vicente Gil, Martha Carbonell; roteiro: Jaume Balagueró, Paco Plaza e Luis Berdejo; produção: Júlio Fernández; fotografia: Pablo Rosso; montagem: David Gallart; estúdio: Filmax; distribuição: Califórnia Filmes. 85 min

    3 comentários:

    Anônimo disse...

    SPOILER, SPOILER, SPOILER, SPOILER,


    "[Rec]". É um bom filme de terror, cumpre sua função que é assustar, aterrorizar, é angustiante e tal...

    Mas achei que não passa de mais uma variação da já surradissima historia de mortos-vivos que perseguem e infectam os vivos. Inclusive com o já habitual ( e quase obrigatorio) final pessimista. Tem até o cliche de uma experiencia biologica mal-sucessedida.
    Enfim. Mais do mesmo.

    Não digo seja um filme ruim. Longe disso. No seu genero (terror/suspense) é excelente. Para fãs do genero, imperdível.
    Eu é que já estou cansado de ver essa história, que parece será "recontada" ad-eternun.

    Bom texto, Guilherme, valeu


    P.S. Publiquei um conto de minha autoria em meu blog, que creio irá agradar os gamers de plantão. Tem tudo haver com o universo gamer.
    Caso se interesse, eis o link:

    http://womni.blogspot.com/2008/11/o-jogo.html

    Sei-la, tenho a impressão que voce, como eu e o Renato, gosta de games eletronicos. :>)

    xlucas
    http://womni.blogspot.com/

    Anônimo disse...

    Quando é que eu vou ver??? :p :*

    Anônimo disse...

    Deixando bem claro que o :* foi para o Renato hehehe

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint