Mamma Mia!

por
  • RENATO SILVEIRA em
  • 22 setembro 2008


  • Quase todo mundo já deve ter presenciado a cena: aquela banda de baile inicia sua “viagem pelo túnel do tempo” e começa a tocar clássicos dos anos 50, 60 e, claro, 70. Nossos pais, tios – e até os avós, por que não? – vão para a pista de dança com um sorriso maroto no rosto, como se ao ouvirem o “iê-iê-iê”, rejuvenescessem subitamente.

    Por mais que alguns passos arriscados na pista de dança rendam momentos embaraçosos e de constrangimento alheio, eu gosto dessa parte da festa. Acho que é um momento muito válido para os nossos coroas, que, alegres pelo efeito dos coquetéis, taças de Chandon e uísque aguado, sentem-se no direito de serem jovens. Por isso gostei de ver Meryl Streep pulando na cama como se tivesse 17 anos, cantando e se esbaldando pelas ruas ao som de “Dancing Queen” nessa bobagem em cartaz nos cinemas chamada “Mamma Mia!”.

    Aquele é o único momento em todo o filme em que a proposta de se fazer passar por ridículo e não dar a mínima para isso encontra uma sintonia com o que está acontecendo na tela – as apresentações do elenco principal logo após o fim da história confirmam esse tema. Na cena de “Dancing Queen” (canção indispensável no repertório de qualquer banda que toque em formaturas e festas de clube), Streep, suas amigas e todas as mulheres da ilha grega onde o filme se passa participam de um número musical grandioso. E é quando a diretora estreante Phyllida Lloyd consegue capturar o espírito do que o ABBA representa hoje: a nostalgia de se sentir jovem.

    Porém, aqueles são os poucos minutos em que Lloyd realmente parece entender que está fazendo um filme. Ela, que construiu uma carreira como diretora de teatro e de ópera (e foi por seu trabalho em “Mamma Mia!” no palco que chegou a Hollywood), parece perdida, sem demonstrar nem mesmo ter um planejamento adequado para as coreografias dos atores e figurantes. Talvez para quem estivesse no set o espetáculo tenha parecido vistoso. Já quem está na sala de exibição acaba refém de planos fechados e da má utilização da câmera, que passeia pelos cenários num uso indiscriminado de grua e de travellings. E o que realmente irrita é que esses movimentos parecem nunca se completar, já que há um corte a cada dois segundos.

    Se há problema na direção, o mesmo se repete no roteiro de Catherine Johnson, outra que vem do teatro e não tem experiência em cinema. Não há um cuidado com os personagens, como pode se observar pelas amigas da protagonista, que são abandonadas no meio da narrativa como se sequer tivessem sido apresentadas. Um outro personagem "descobre" que é gay (afinal, é um filme com músicas do ABBA!), mas não vemos como isso se deu até que ele nos diga. E acaba que a própria protagonista (a bela Amanda Seyfried) fica relegada a um segundo plano, enquanto a mãe, vivida por Streep, rouba a cena.

    De resto, parece que o roteiro foi costurado desajeitadamente para encaixar o maior número possível de músicas do ABBA, com os atores se comportando como se estivessem em um karaokê - só faltou uma bolinha saltando sobre as legendas para a platéia cantar junto. Não se pode dizer que o elenco está bem, uma vez que os atores não fazem questão alguma de incorporarem algum personagem. Parecem apenas estarem lá para se divertir, dançar e cantar. Colin Firth é Colin Firth, Pierce Brosnan é Pierce Brosnan (e canta mal como Pierce Brosnan), Meryl Streep é Meryl Streep...

    Se a boa notícia é que “Mamma Mia!” não é uma comédia musical adolescente, a má notícia é que os adultos do filme pensam que estão em uma comédia musical adolescente. É como imaginar o que será um “High School Musical Reunion” daqui a 40 anos. O brega e o ridículo podem ser engraçados, mas até para isso é necessário um pouco mais de competência.

    nota: 3/10 -- não se culpe por não ver

    Mamma Mia! (2008, Reino Unido/EUA/Alemanha)
    direção: Phyllida Lloyd; com: Amanda Seyfried, Stellan Skarsgård, Pierce Brosnan, Colin Firth, Meryl Streep, Julie Walters, Christine Baranski; roteiro: Catherine Johnson (baseado no musical de sua própria autoria); produção: Judy Craymer, Gary Goetzman; fotografia: Haris Zambarloukos; montagem: Lesley Walker; música: Benny Andersson; estúdio: Playtone; distribuição: Universal Pictures. 108 min

    8 comentários:

    Alex Sandro Alves disse...

    Olá Renato!

    Eu já gostei do filme. Não tem preço ver Meryl Streep tão leve e solta como nunca visto antes. O elenco é bom (só faço ressalvas a Pierce Brosnan - canastrão demaaaaais - e Christine Baranski , ou seria baranga?, que é muuuuito estranha, para não dizer feia), as músicas são ótimas, e a paisagem é deslumbrante. Sua proposta é divertir, e acho que consegue. Principalmente quando a louquinha da Julie Walters está em cena.

    Um abraço!

    Anônimo disse...

    Bem, Renato, acabei de vir do Blog do Pablo, e soube da sua saida do CeC.

    Desjo felicidades e sucesso em sua nova empreitada.

    Engraçado, né!!?? A gente se "preocupar" com alguem que nem conhecemos pessoalmente.
    Alías, nem diria preocupar, mas aproveitar a oportunidade, para sermos menos egocentricos, e tentar fazer do mundo um lugar melhor para viver, ao tentarmos demonstrar um pouco de solidadariedade a um "estranho", e quem sabe essa solidariedade sem interesse em uma vantagem pessoal se espalhe pelo mundo... ihh tó viajando.. melhor parar por aqui, enquanto ainda tem pouca besteira escrita... :>)

    Bem, que a gente consiga ao fim de nossa trajetoria por esse mundo, deixa-lo mais feliz/melhor do que quando aqui chegamos...

    xlucas
    http://womni.blogspot.com/

    RENATO SILVEIRA disse...

    Alex, o ponto forte é a Meryl Streep mesmo. Já a Julie Walters me irritou. hehehe

    xlucas, valeu pelos votos. Essa coisa da preocupação que você citou é verdade. Já me peguei assim e até tenho amigos de anos que conheci pela internet e que ainda não conheci pessoalmente. O que mais acho engraçado/curioso nisso são as formas como acompanhamos as vidas de certas pessoas. Por exemplo, tem gente no orkut ou MSN que eu só tenho notícia pelas fotos quando ficam online ou quando leio suas "mensagens de humor", sabe? É meio esquisito, mas de certa forma eu acompanho essa pessoa, mesmo sem saber muito sobre ela, o que faz, como está de saúde, essas coisas.

    Viu? Eu também viajo!

    []s!

    Alex Sandro Alves disse...

    Sério que ela te irritou? Ah, então tá explicado porque vc não gostou do filme...rs! Se a personagem mais engraçada do projeto não te divertiu imagina o resto...rs! Um abraço!

    Anônimo disse...

    Ei Renato, tudo jóia? Concordo com você na sua crítica. Achei Mamma Mia! muito sem graça... não via a hora de ir embora enquanto estava sendo torturada no cinema.

    Vou sentir saudades de trabalhar com você!

    Anônimo disse...

    E aí, Renato? Ainda não li suas novas críticas e faz um tempo que não passo por aqui e nem no CeC, mas vi ontem no Blog do Pablo que vc vai sair do CeC.
    Putz, péssima notícia para o Cinema em Cena!!! Vai fazer falta por lá!!! Bom saber que vc continuará por aqui e com uma "coluna" no CeC. Boa sorte aí na nova jornada!!!
    Abração!!!

    Anônimo disse...

    Olha....eu simplesmente amei Mamma mia, achei divertido e emocionante e depois baxei o filme pro computador e nao paro de assistir...eu achei as músicas melhores cantadas por eles do que pelo ABBA, e... nao diz que é uma comédia adolescente...é um musical/comédia romântica!...e só pra informar q são poucos os q nao gostaram de Mamma Mia...amei a Meryl nesse filme!

    Anônimo disse...

    Mano, seguinte, tenta outra coisa na vida, porque como critico de cinema tu tá muito ralado.

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint