O Homem do Tempo

por
  • RENATO SILVEIRA em
  • 17 dezembro 2007


  • Eu me lembro de uma vez imaginar como a minha vida seria, como eu seria. Eu me imaginava tendo todas essas qualidades, qualidades fortes e positivas que as pessoas poderiam olhar e escolher. Mas à medida que o tempo passou, poucas se tornaram qualidades que eu realmente possuía. E todas as possibilidades que eu encarei, e os tipos de pessoa que eu poderia ter me tornado, todas elas foram se reduzindo, a cada ano, a um número menor e menor... Até que elas finalmente se reduziram a uma só, a quem eu sou. E é este quem eu sou: o homem do tempo.

    – Nicolas Cage, em “O Sol de Cada Manhã”

    Caros leitores,

    Como vocês já perceberam, o Cinematório não é atualizado há 20 dias. Não me recordo de ter ficado tanto tempo sem postar um texto por aqui, nem mesmo um link na Parabólica aí ao lado. Sempre que algum hiato acontece, eu me desculpo com vocês. Mas desta vez não farei isso. Vou explicar o que está se passando e que me impede de atualizar o blog com a freqüência de antes.

    No início deste mês, recebi um telegrama da Rádio Inconfidência, uma das mais tradicionais aqui de Belo Horizonte. Três anos atrás, eu havia feito a prova de um concurso público da empresa, mas não me classifiquei de imediato. O tempo passou, segui minha vida e não contava mais com a possibilidade de ser chamado, nem como “excedente”. Eu não me lembrava nem mesmo do cargo ao qual concorri e o salário oferecido. Sendo assim, quando abri o envelope e li que estava convocado para preencher a vaga, fiquei surpreso – e feliz, claro, já que um emprego assim não cai do céu todo dia.

    Mas confesso que uma ponta de preocupação me afligiu. Afinal, eu estava trabalhando no Cinema em Cena, e fazendo o que eu gosto – escrever sobre cinema –, o que sempre pesou em minhas escolhas profissionais. Como até então eu não sabia como seria o trabalho na rádio, passei os cinco dias seguintes ansioso para saber se teria que abandonar o site, onde estava há seis anos e meio.

    Felizmente, isso não foi preciso. O horário na rádio é noturno, sendo assim, estou me virando para conciliar as duas coisas: de manhã e à tarde fico na redação do Cinema em Cena; à noite vou para redação da Inconfidência. No total, estão sendo cerca de 12 horas de trabalho diário, sem contar os fins de semana que tenho que fazer plantão na rádio.

    O que nos traz ao Cinematório. Como dizem, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, e o blog (que sempre tratei como um segundo veículo) não poderá mais existir da mesma forma. Não pretendo encerrar as atividades por aqui, de maneira alguma. Porém, a freqüência de atualizações terá que ser mudada.

    Ainda estou estudando uma forma de continuar mantendo o Cinematório vivo. Talvez, passemos a ter uma atualização semanal ou quinzenal, virando uma espécie de fanzine ou revista eletrônica. Ou talvez, estabelecer uma periodicidade não seja possível. Honestamente, não sei. Ainda estou me adaptando à nova rotina e os fins de semana – que poderiam ser utilizados para atualizar o blog – ultimamente têm sido de muito sono. Nem mesmo ao cinema eu tenho ido direito. Não vi nenhum dos lançamentos do mês até agora. O último filme a que assisti foi “O Assasinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford” (achei fabuloso). Fora isso, niente.

    Eu já havia rascunhado críticas de alguns filmes que vi no final de novembro e as publicarei ao longo dos próximos dias, portanto, vocês já têm novos posts assegurados. Quanto à Parabólica, realmente não sei como ficará. Não gosto de apenas colar links ali, mas, sim, de pesquisar e ler todos os textos antes para selecionar os mais interessantes. E isso, como vocês devem imaginar, leva tempo.

    A rádio está sendo uma nova e interessante experiência profissional, já que eu nunca havia trabalhado com esse meio além do que vi na faculdade. Para quem tiver interesse em conhecer o que eu faço, basta sintonizar na freqüência 880 khz AM ou acessar o site da Inconfidência. Escute o Jornal Integração (das 7h às 8h da manhã, de segunda a sexta), o Jornal Seis e Meia (às 18h30, também de segunda a sexta) e o programa Radiografia (12h às 13h, aos sábados). Vez ou outra, é capaz da minha voz ser ouvida, já que, além da redação dos noticiários, faço locução quando necessário.

    E é isso. Mais uma vez, o Cinematório não acabou! Estamos apenas passando por uma reformulação logística, digamos. Teremos o Cinematório Awards normalmente no princípio de janeiro, com a distribuição dos Sammies e, claro, do troféu Por Ela Eu Entro em Coma – que, nesta edição, terá a vencedora escolhida por voto público! Mais detalhes em breve.

    Conto com a compreensão de todos... E espero que continuem conosco.

    Um abraço,
    Renato Silveira

    5 comentários:

    Anônimo disse...

    Boa sorte em sua nova jornada Renato!
    Não sou de fazer comentários por aqui, mas sempre leio o blog. Suas críticas são muito interessantes, a seção parabólica consegue manter um grau de atualização bom.
    Faça suas modificações, suas adaptações, mas permaneça!
    Abraço

    Anônimo disse...

    Salve grande Renato.
    A falta de atualização estava agravando e com isso o medo de aparecer algum post explicativo bombástico de lado negativo. Fico feliz em saber que meu lado pessimista não se concretizou e o motivo da sua ausência tenha sido este novo emprego. Parabéns pelo trabalho na rádio. Terminei o 4º semestre de jornal agora e confesso que rádio é uma das minhas disciplinas preferidas (mérito também do ilustríssimo professor Saviani).
    Por enquanto, deixe um pouco o cinematório de lado só para poder se acostumar a essa nova jornada. Mas mais em diante, quando tudo estiver mais nos trilhos, faça o favor de voltar para cá. Atualizações quinzenais é uma boa, pode ser até mensal, mas tente não fazer com que o blog tome o mesmo rumo de Pingos de Arte.rs
    Que venha janeiro com Por Ela Eu Entro em Coma e boa sorte!

    Abraços

    Eu mesmo disse...

    Cara, nunca havia comentado aqui antes, mas essa postagem merece. Fiquei feliz pela notícia do preenchimento da vaga, mas triste por saber que as críticas serão escassas, mas a vida é assim mesmo. Sorte pra ti e não abandone o blog!

    Anônimo disse...

    Renato, parabéns pelo novo emprego, sei que tudo vai dar certo e que você vai ser muito feliz nele.

    Sobre o cinematório, pra contornar o problema da falta de atualização, eu sugiro um sistema de colaboradores que poderão ser escolhidos por meio de concurso (não agora, já que você ainda está se acostumando com a rotina). Abração e boa sorte.

    Anônimo disse...

    Bem, em primeiro lugar parabens. Porem não se esqueça de "O Iluminado"
    _ Muito trabalho e pouca diversão, faz de Renato um bobão" (ou algo parecido, to puxando de cabeça)

    Mas principalmente faça aquilo que te deixe feliz e que tambem pague suas contas, né? Infelizmente nem sempre podemos fazer só o que gostamos. Temos que buscar um ponto de equilibrio: prazer versus necessidades.
    No mais felicidades...

    xlucas

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint