Extermínio 2

por
  • GUILHERME TOMASI em
  • 25 julho 2007


  • Certos filmes merecem uma continuação.

    “Extermínio”, de Danny Boyle, tratava da história de Jim (Cillian Murphy), que despertava de um coma e encontrava Londres totalmente devastada após o contágio da população por um vírus que, em questão de segundos, transformava os infectados em seres raivosos, dispostos a matar todos em seu caminho. Isso tudo ocorria 28 dias depois do início da epidemia (tanto é que “28 Days Later”, ou “28 Dias Depois”, é o título original do filme). O longa terminava deixando o espectador com vontade de seguir a história. O que aconteceria com aquela sociedade no futuro?

    Isto é respondido em parte pela continuação “Extermínio 2” (“28 Weeks Later”, ou “28 Semanas Depois”, o tempo em que começa a seqüência). Londres está sendo repopulada pelos sobreviventes do contágio inicial sob a supervisão do Exército Norte-Americano (quem mais seria?). Parece que tudo está indo bem, pois não há sinais de infecção na área em quarentena e aqueles que haviam sido contaminados há muito morreram por inanição. Famílias estão sendo reunidas, como a do personagem de Robert Carlyle, que se reúne com os filhos, salvos por estarem de férias ns Espanha quando a tragédia ocorreu na cidade. Tudo corre bem e todos parecem estar aliviados.

    Por que as pessoas nunca se lembram da Lei de Murphy?

    Com a direção precisa do espanhol Juan Carlos Fresnadillo, “Extermínio 2” mantém a tensão por quase toda a duração do filme. Utilizando-se do estilo de terror europeu, bem diferente do americano (que ultimamente parece prezar só a tortura das vítimas) e do japonês (que valoriza o fantasmagórico, dando a impressão de que todos os filmes são semelhantes), Fresnadillo estabelece o susto através dos cortes rápidos e do uso não exagerado do gore e da violência, seguindo o exemplo de cineastas que realmente sabem fazer terror, como Alexandre Aja (“Alta Tensão”, “Viagem Maldita”), Neil Marshall (“Abismo do Medo”) e o seu precursor, Danny Boyle.

    Este é um filme que pode se gabar de pertencer verdadeiramente ao gênero, além de ser um ótimo exemplo de seqüência que consegue ser melhor ou tão boa quanto o original. Ainda há esperança para o terror, além do bom velhinho George Romero.

    nota: 8/10 -- veja no cinema e compre o DVD

    Extermínio 2 (28 Weeks Later, Reino Unido/Espanha, 2007), dir.: Juan Carlos Fresnadillo – em cartaz nos cinemas

    3 comentários:

    Anônimo disse...

    Eu gostei bastante desta continuação, muito melhor do que eu esperava. E olha que nem sou fan do original que na minha opinião começou excelente com aquele clima de desolação, mas caiu muito de qualidade no ato final quando entra em cena aquele acampamento militar.

    Já este eu achei a história e o clma mais contido, sem personagens irritantes (como os militares do primeiro) e fiquei impressionado com o tmepo gasto pra apresentar os personagens e cenário antes de começar o caos. Um boa surpresa em relação aos filmes de terror e ação que não gasta o tempo necessário pra familiarizarmos com a história e personagens. Um bom exemplo é o primeiro Matrix.

    Outro filme de terror bacana recente é o 1408 com John Cusack, onde o terror é mais psicológico sem apelar para cenas grotescas e de tortura que vem dominando o mercado ultimamente. (e pensar que o primeiro Jogos Mortais é bem legal, já o 2 eu odiei e nem quis ver o 3)

    Anônimo disse...

    Relendo meu comentário, vi que ficou meio confuso o que disse sobre Matrix. Quis dizer que é um bom exemplo de um filme que gastou o tempo necessário para mostrar os personagens e história antes da ação frenética começar. E ação com envolvimento do telespectador com os personagens eleva MUITO qualquer cena de ação. (algo que foi discutido na critica a Transformers). Tanto que, mesmo Matrix 2 tendo muita ação, eu quase dormi durante o filme de tédio, pois a história e personagens foram muito mal desenvolvidos. Apesar que nem foi por falta de tempo gasto nesses aspectos (teve até bastante) mas pelo fato de terem sido mal feitos (eita decepção).

    Anônimo disse...

    Gosto muito de Extermínio e não vejo a hora de conferir essa continuação. E pelos comentários positivos que tenho visto, o filme parece não decepcionar. Valeu!!

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint