CINEMATÓRIO AWARDS 2007: Melhores Filmes - Versão Estendida

por
  • RENATO SILVEIRA em
  • 03 janeiro 2007


  • Ao todo, foram 472 filmes vistos ao longo de 2006. Destes, 161 assisti no cinema, enquanto mais outros tantos lançamentos do ano só pude ver em DVD. Abaixo, relaciono, além dos 20 melhores filmes, outras dezenas de destaques com cotações entre 7 e 10 na minha escala pessoal.

    Melhores filmes

    1º. “Os Infiltrados”, de Martin Scorsese
    2º. “Filhos da Esperança”, de Alfonso Cuarón
    3º. “Vôo United 93”, de Paul Greengrass
    4º. “Pequena Miss Sunshine”, de Jonathan Dayton e Valerie Faris
    5º. “Munique”, de Steven Spielberg
    6º. “A Criança”, de Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
    7º. “O Novo Mundo”, de Terrence Malick
    8º. “O Segredo de Brokeback Mountain”, de Ang Lee
    9º. “Ponto Final – Match Point”, de Woody Allen
    10º. “O Homem Urso”, de Werner Herzog
    11º. “V de Vingança”, de James McTeigue
    12º. “O Céu de Suely”, de Karim Aïnouz
    13º. “O Plano Perfeito”, de Spike Lee
    14º. “O Grande Truque”, de Christopher Nolan
    15º. “Dália Negra”, de Brian De Palma
    16º. “Caché”, de Michael Haneke
    17º. “O Sol de Cada Manhã”, de Gore Verbinski
    18º. “Separados Pelo Casamento”, de Peyton Reed
    19º. “Happy Feet: O Pingüim”, de George Miller
    20º. “A Lula e a Baleia”, de Noah Baumbach

    Menções Honrosas:

    “007 – Cassino Royale”, de Martin Campbell; “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, de Cao Hamburger; “Bonecas Russas”, de Cédric Klapisch; “Caminho Para Guantánamo”, de Michael Winterbottom e Mat Whitecross; “Carros”, de John Lasseter; “A Casa Monstro”, de Gil Kenan; “Crime Delicado”, de Beto Brant; “Depois Daquele Baile”, de Roberto Bomtempo; “Eleição – Submundo do Poder”, de Johnny To; “Factotum – Sem Destino”, de Bent Hamer; “Fonte da Vida”, de Darren Aronofsky; “Impulsividade”, de Mike Mills; “O Labirinto do Fauno”, de Guillermo del Toro; “Meu Encontro com Drew”, de Jon Gunn, Brian Herzlinger e Brett Winn; “Miami Vice”, de Michael Mann; “Murderball – Paixão e Glória”, de Henry Alex Rubin e Dana Adam Shapiro; “Por Água Abaixo”, de David Bowers e Sam Fell; “Ritmo de um Sonho”, de Craig Brewer; “Serpentes a Bordo”, de David R. Ellis; “O Samurai do Entardecer”, de Yôji Yamada; “Terror em Silent Hill”, de Christophe Gans; “Volver”, de Pedro Almodóvar; “Wolf Creek – Viagem ao Inferno”, de Greg McLean

    Outros filmes que valeram a pena:

    “16 Quadras”, de Richard Donner; “ABC do Amor”, de Mark Levin; “Achados e Perdidos”, de José Joffily; “Adrenalina”, de Mark Neveldine e Brian Taylor; “Árido Movie”, de Lírio Ferreira; “Assombração”, de Danny Pang e Oxide Pang Chun; “Boa Noite e Boa Sorte”, de George Clooney; “Bubble”, de Steven Soderbergh; “Capote”, de Benett Miller; “Clube da Lua”, de Juan José Campanella; “A Concepção”, de José Eduardo Belmonte; “Crime Ferpeito”, de Álex de la Iglesia; “Estamira”, de Marcos Prado; “Meninas”, de Sandra Werneck; “Missão: Impossível 3”, de J.J. Abrams; “Uma Mulher Contra Hitler”, de Marc Rothemund; “O Que Você Faria?”, de Marcelo Piñeyro; “Obrigado Por Fumar”, de Jason Reitman; “Piratas do Caribe: O Baú da Morte”, de Gore Verbinski; “Retratos de Família”, de Phil Morrison; “Os Sem-Floresta”, de Tim Johnson e Karey Kirkpatrick; “Soldado Anônimo”, de Sam Mendes; “Superman – O Retorno”, de Bryan Singer; “Syriana – A Indústria do Petróleo”, de Stephen Gaghan; “Três Enterros”, de Tommy Lee Jones; “Tudo em Família”, de Thomas Bezucha; “Viagem Maldita”, de Alexandre Aja; “X-Men – O Confronto Final”, de Brett Ratner; “Xeque-Mate”, de Paul McGuigan; “Zuzu Angel”, de Sérgio Resende

    2 comentários:

    Anônimo disse...

    Renato, concordo com sua lista a exceção de UM FILME... "A Concepção" o pior filme do ano para mim DISPARADO (estou dizendo FILME não aquelas tranqueiras como Xuxa, Didi, Cesseta e Planeta, Hora do Rango, Menores Desacompanhados e etc. que lançam por aí), um filme pretensioso que tenta chocar a cada frame, mas só conseguiu me deixar enjoado... E antes que falem que sou preconceituoso com o cinema brasileiro, "A Máquina" está no meu top 10 de 2006 e "O Ano Em Que Meus Pais Sairam de Férias" e "O Maior Amor do Mundo" estão na lista de menções honrosas.

    RENATO SILVEIRA disse...

    Thiago, entendo os motivos de você (e várias outras pessoas) terem detestado "A Concepção". Inicialmente, eu também não havia gostado, mas depois, analisando, percebi que havia um conceito interessante, apesar de ter sido explorado com mão pesada e intervenções demais para meu gosto. Mesmo assim, num ano fraco como o de 2006 para o cinema nacional, achei que valeu a pena assisti-lo (mais até do que "A Máquina" - este fui eu que achei pretensioso rs...). []s!

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint