Pele de Asno

por
  • RENATO SILVEIRA em
  • 27 julho 2006


  • Filme de Demy abusa do irreal para satirizar história infantil

    '

    "Muito antes de 'Shrek' anarquizar o mundo dos contos de fadas com duas milionárias animações digitais, o diretor francês Jacques Demy ('Os Guarda-Chuvas do Amor') já havia subvertido o gênero literário com a adaptação da fábula 'Pele de Asno', de Charles Perrault. O filme foi lançado em 1970 e, no ano passado, voltou aos cinemas em cópia restaurada, em cartaz atualmente nas salas brasileiras. Revisitá-lo, nesta era em que praticamente tudo no cinema de fantasia é computação gráfica, é uma experiência de redescoberta, não apenas por se tratar de um trabalho famoso de um cineasta que marcou época, mas também por nos fazer relembrar que, há apenas algumas décadas de distância, a criatividade e a simplicidade eram essenciais para representar as intervenções mágicas que ocorrem ao longo dessas histórias. E Demy faz tudo com um delicioso humor negro, que certamente tornará a ida ao cinema mais prazerosa para os pais do que para suas crianças. Basta dizer que este é provavelmente o único conto de fadas do mundo a trazer, como mote, um incesto. (...)"

    CLIQUE AQUI PARA LER O TEXTO COMPLETO!

    2 comentários:

    Anônimo disse...

    Olá!
    Adorei a critica, e como mencionou que "O filme [Pele de Asno] foi lançado em 1970 e, no ano passado, voltou aos cinemas em cópia restaurada, em cartaz atualmente nas salas brasileiras.", gostaria de saber se o filme que foi aos cinemas atual tem o mesmo nome do filme antigo (Pele de Asno), e se foi uma refilmagem ou apenas uma atualização.
    Assisti o filme de 1970 com a minha filha e gostaria de achar esse mais novo.
    Muito obrigada!
    O blog é ótimo!

    RENATO SILVEIRA disse...

    Olá, o filme analisado é o mesmo antigo, só que teve a imagem e o som restaurados digitalmente. Creio que você já encontra em DVD. Obrigado pelos elogios - e não esqueça de deixar seu nome na próxima vez! []s!

     
    Copyright (c) 2010 Blogger templates by Bloggermint